18 de outubro de 2014



Olá, tudo bem! Já pensou em fazer o que gosta, ter retorno financeiro e crescer profissionalmente? Então, você tem as principais motivações para entrar no mundo do empreendedorismo. Nos últimos dias estive pesquisando sobre o assunto e compilei mais de 30 cursos gratuitos online, e-books e dados positivos que podem te motivar a sair da zona de conforto e colocar algum projeto em prática.

Em poucos cliques pela web descobri que em 2013, por exemplo, o índice de empreendedorismo por oportunidade atingiu a marca de 71% no Brasil. No ano anterior, eramos o 3º maior país em número de empreendedores em um ranking com 54 países analisados. Além disso, quando falamos de web, temos um cenário dominado por homens (83%), sendo que 64% desses empreendedores estão no sudeste brasileiro. Porém, as mulheres também já estão invadindo o mundo dos negócios online. Os dados são da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Para continuar a leitura sobre esses dados, recomendo que baixe a pesquisa GEM [download].

Cursos gratuitos sobre empreendedorismo
O SEBRAE EAD disponibiliza diversos cursos básicos para quem pretende abrir um negócio. Entre eles, estão:

- Aprender a empreender
- Iniciando um Pequeno e Grande Negócio
- Atendimento ao cliente

Além desses, para quem pensa em abrir negócio digital, há o curso "Internet para Pequenos Negócios". A lista completa - com 31 cursos, está no https://www.ead.sebrae.com.br

A FGV Online também oferece treinamento indispensável. O curso "Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores" tem 40 horas de duração e certificado. 

A FazINOVA, projeto de Bel Pesce, disponibiliza o curso "Canvas de Modelo de Negócios". O treinamento ajuda o participante a transformar ideia em negócios. O curso é voltado para qualquer pessoa interessada em inovação, empreendedorismo, criação de novos negócios ou projetos já existentes.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) também  oferece um curso sobre empreendedorismo. O treinamento "Com Licença Vou à Luta" visa capacitar mulheres, produtoras rurais, para a gestão de seus negócios agropecuários com maior eficiência com foco em empreendedorismo e liderança.

E-books gratuitos sobre empreendedorismo
A leitura de bons e-books também pode te ajudar nessa caminhada. Veja uma lista com alguns que conheço e recomendo;

5 conselhos para se tornar um empreendedor de alto impacto
Como construir a identidade da sua empresa
Negócios legais crescem mais rápido
Blog para negócio
Mais clientes, mais vendas

Alguns desses e-books são produções da Endeavor Brasil. Veja todos na página endeavor.org.br/ferramentas

Recomendo também:
07 e-books gratuitos inspiram e atualizam empreendedores
10 livros gratuitos sobre empreendedorismo para download

Pronto, agora é com você. Espero que tire proveito dessas dicas.

Aproveite!


*Os dados sobre empreendedorismo digital são de e.Bricks Digital e Consumoteca






Comentários: