21 de setembro de 2014



Um dia desses cadastrei meu e-mail na newsletter do band.com.br. Porém, observei uma configuração que não me deixa satisfeito: o campo de assunto não apresenta o título da última matéria. Nesse caso, eu preciso abrir o e-mail para conferir os títulos e resumos das notícias publicadas ao longo do dia.


Observe na imagem acima que a newsletter do band.com.br envia uma soma de quantas notícias foram publicadas. Já a newsletter do ferramentasfoca.com envia o título da postagem. Além disso, caso eu faça mais de uma postagem, é enviado o título da última postagem e indicação da quantidade de novos posts.

Portanto, é exatamente essa configuração que vou compartilhar para quem usa o FeedBurner. O recurso é utilizado, por exemplo, no band.com.br, portalodia.com, papodehomem.com.br e, claro, aqui no blog.

Configurar campo de assunto (FeedBurner)
Acesse a conta. Na barra de menu superior, clique em 'publicar' e, no menu lateral esquerdo, escolha a opção 'email subscriptions'.


Observe na imagem acima, em "Aparência do Email", que no campo: "Assunto/Título do email", utilizo opção personalizada:

Ferramentas Foca: ${latestItemTitle}

O código após o nome do blog é responsável por enviar o título da postagem. Faça sua configuração trocando "Ferramentas Foca:" pelo nome do seu blog ou site. No caso do band.com.br, ficaria assim:

Band Notícias: ${latestItemTitle}

Porém, observe que essa configuração é para quem publica apenas uma postagem por dia. No caso de quem publica várias e deseja manter o título e notificação de quantas foram publicadas, é preciso marcar a opção indicada na imagem acima:

"Charge subject when an email...."

No espaço abaixo da opção, você deve especificar como deve ser enviado o email quando houver mais de uma postagem:

Ferramentas Foca: ${latestItemTitle} + [ ${m} ] post(s) 

Você só não pode mexer nos códigos em vermelho. Pegando como exemplo o band.com.br, o código ficaria assim:

Band Notícias: ${latestItemTitle} +  ${m} notícias

Finalizando as configurações, basta clicar em salvar.

Espero que tenha entendido. Em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo!








Comentários: