18 de agosto de 2014



Nesse último domingo (17) o ferramentasfoca.com atingiu a marca de 300 leitores privilegiados. Uma conquista fantástica!

É claro que não estou dizendo que são apenas 3 centenas de leitores que acompanham o blog. Na verdade, de acordo com relatórios do Google Analytics, a média mensal de visitantes únicos por aqui chega a 20 mil pessoas. O que não é nada fácil de conseguir, basta lembrar que existem milhões de blogs espalhados pela web.

Além disso, no ano passado [2013] acabei conseguindo um desempenho animador no Ranking Top Blogger. Tudo é graças a você! Portanto, preciso dizer OBRIGADO e compartilhar um pouco sobre essa trajetória.



Analisando
Ao estudar os dados, observei um aumento de quase 14% no número de pessoas cadastradas na newsletter. As estatísticas revelam que de 01 a 17 de julho foram 36 cadastros. Já no período de 01 a 17 de agosto (mês atual), 42 novos leitores decidiram acompanhar o blog permanentemente. Portanto, sejam bem-vindos!

Tratando-se da audiência total, temos um crescimento de 21,23% no número de visitantes únicos e 28,17% em visualizações de páginas. Os dados são dos últimos trinta dias.

Esclarecendo
O blog publica conteúdo pensando em quem busca e, claro, serve para minhas experiências sobre SEO. Então, é exatamente por isso que temos postagens tão variadas como:

2Via Eletrobrás-PI --> Como tirar pela internet
Como configurar Google Analytics no Blogger
O que é fonte no jornalismo
Como salvar fotos do orkut (ele vai deixar de existir)
Concurso do TJ-GO tem 21 vagas para pedagogos

Portanto, não estranhe quando vier por aqui. Às vezes, o que é fácil para você pode ser complicado para muitos. O blog tem essa proposta: publicar conteúdo útil para quem busca! E, não esqueça, acaba sendo uma espécie de laboratório.

Se você chegou aqui depois de uma pesquisa no Google, é sinal que estou no caminho certo.

O surgimento
O ferramentasfoca.com nasceu inspirado no ferramentasblog.com, de Marcos Lemos, que ensina pessoas comuns sobre como criar um blog de sucesso. Porém, perceba que não trata-se de plágio. Na verdade, tenho comigo que o maior elogio a uma pessoa, é imitá-la (diferente de copiar).

Já busquei contato com ele, mas nunca obtive resposta. Porém, fica aqui meu agradecimento por tanto aprendizado.

É claro que o ferramentasfoca.com surgiu focado em jovens estudantes de jornalismo, mas observei poucas buscas sobre conteúdo relacionado às técnicas de jornalismo. Então, decidi que iria abordar mais temas. Logo, achei oportuno publicar conteúdo pensando em quem busca e, como já mencionei, fazer minhas experiências!

Porque 'Ferramentas Foca'?
Se você é estudante de jornalismo ou profissional formado, acredito que fica fácil entender o sentido do nome. No jornalismo, "Foca" é o profissional em início de carreira. Logo, quando pensei no blog, a ideia inicial era publicar textos, dicas, etc que fossem úteis (ferramentas) para focas (jornalistas iniciantes).

Engraçado que um dia desses, através do Facebook, uma representante comercial desatenta chegou e ofereceu ferramentas (chaves, parafusos, etc). Ela trabalha para uma distribuidora!

A situação, imediatamente, me fez lembrar do vídeo do Parafernalha: Padaria Ferragens. Se você nunca viu, vale a pena:


MORAL: Se você for criar um blog ou negócio físico, tenha cuidado com a escolha do nome (risos)

Agradecimentos
Primeiramente, agradeço a você que acompanha o blog. Em seguida, devo um muito obrigado aos demais colegas listados abaixo por compartilharem dicas e códigos relevantes:


Pronto, acho que estou 'confessado'. Um grande abraço e, mais uma vez, um mega obrigado!

*A imagem utilizada nessa postagem foi retirada do engenhariacotidiana.com


Você tem alguma pergunta sobre o blog? Deixe nos comentários!





Comentários: