25 de julho de 2014



Os proprietários de veículos registrados no Ceará podem fazer emissão de taxas (IPVA, DPVAT, Licenciamento e Multas) através da web, assim como nas demais unidades federativas do país.

O procedimento não chega a ser complicado, mas algumas pessoas têm dificuldade ao imprimir as guias para pagamento. Nessa postagem, o objetivo é apresentar um passo a passo descomplicado e que sirva como auxilio para quem busca.

Frota de veículos
Só para termos uma ideia, o Ceará possui 2.468.447 veículos registrados (925.686 em Fortaleza e 1.542.761 no interior). Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2014.

Logo, dá para termos noção da quantidade de pessoas que obrigatoriamente precisam manter seus veículos regularizados. No entanto, basta acessar a página do Detran-CE para consultar/imprimir os boletos para pagamentos.

Emissão de taxa
Através do portal.detran.ce.gov.br é possível emitir taxas do licenciamento (também chamada de taxa do Detran), DPVAT e multas. Já o IPVA deve ser emitido através da SEFAZ-CE.


Independente da taxa que você queira emitir, sempre serão solicitados os números da Placa e Renavam. 

Detran-CE IPVA 
Conforme mencionado anteriormente, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado do Ceará deve ser emitido através da sefaz.ce.gov.br


Observe que a emissão do IPVA pode ser feita tanto pela placa quanto através do número do Chassi, sendo que nesse último caso será preciso colocar um zero no lugar do renavam. Se ainda tiver dúvidas, basta reparar a orientação em vermelho na própria página da SEFAZ-CE. 

Espero ter ajudado!







Comentários: