O cidadeverde.com apresentou na última segunda-feira (30) um novo layout aos leitores. O modelo é o que webdesigners denominam de responsivo - adapta a qualquer tela e dispositivos portáteis.

No entanto, a mudança acontece também na geração de receita. O portal passa a investir forte na utilização do AdSense, programa de afiliados do Google. Diante das inovações, embora nem todas sejam inéditas entre os portais do Piauí, o cidadeverde.com - na minha opinião, atropela a concorrência!

Leia também:
+ TV Zimbo Vs Cidade Verde - O que uma tem haver com a outra?
+ 10 programas de TV mais assistidos no Brasil
+ Como salvar fotos do Orkut

A galera criou até um vídeo para apresentar o novo layout, confira:


Geração de receita em webjornais
Entre as mudanças do cidadeverde.com, a que mais me chamou atenção foi a aposta feita no programa de afiliados do Google, o AdSense.

 


No Piauí, o PortalODIA, TV Canal 13 e Meio Norte já tentaram - sem sucesso, usar o serviço de publicidade do Google. O problema é que - na minha opinião, falta conhecimento por parte dos desenvolvedores sobre as diretrizes do programa.

Se você não sabe o que é AdSense, assista ao vídeo a seguir:


Taxa de rejeição, tempo de visita, page views
O cidadeverde.com também apresentou um recurso indispensável para melhorar três estatísticas de uma única vez: rejeição, tempo de visita e page views. O destaque é para o posicionamento.


O "Confira também" dentro da matéria é muito mais interessante. É o que grandes sites de notícias do Brasil fazem, embora acabem colocando também ao final da matéria.

Nesse caso, eu acho desnecessário e só acaba contribuindo para pesar o carregamento da página.





No entanto, o Cidade Verde também apresenta o recurso "Manchete em destaque" bem posicionado.


Ambos os recursos são excelentes. Por exemplo, se você acessa a matéria destacada na imagem e chega ao "Confira também" é provável que uma das notícias ali destacadas chame sua atenção e você vai clicar nela, nesse momento temos a taxa de rejeição (quando usuário entra e sai na mesma página de entrada) diminuindo, o número de page views crescendo e você passando mais tempo no site!

Entendeu?

É, fazer webjornalismo é muito mais que publicar matérias na internet ou utilizar imagens, vídeos, etc.

Parabéns ao Cidade Verde!







Comentários: