21 de julho de 2014



Um novo ataque de e-mail phishing scam está circulando em nome do Banco do Brasil. O objetivo é roubar informações pessoais dos internautas desinformados.

O e-mail enviado pelos golpistas chega a chamar atenção pelo título do assunto, principalmente se você usa o módulo de segurança BB. No entanto, com um pouco de atenção é possível notar que tudo não passa de uma tentativa de fraude e não tem nenhuma relação com a instituição financeira.

+ Como remover vírus do Facebook

E-mail phishing scam - Como perceber o golpe
O e-mail de phishing em nome do Banco do Brasil chega a ser convincente para um leigo, mas apresenta falhas.

Na imagem abaixo, veja o e-mail que recebi:



É claro que uma tentativa como essa não me pega facilmente, mas algumas pessoas acabam caindo no golpe. Nesse caso, apresento a recomendação que considero a mais importante no caso de você chegar a abrir o e-mail: coloque o cursor do mouse sobre o link indicado e observe a barra de status. 


Além disso, embora os golpistas utilizem números reais do SAC e Ouvidoria do BB, observe que o e-mail não é dirigido ao cliente nominalmente, há erros gramaticais/grafia e chega a ser ameaçador: "o bloqueio de sua conta será de forma imediata".

Nesse caso, não há dúvidas: trata-se de golpe para furtar suas senhas, dados bancários, número de cartões de crédito e outras informações.

O que fazer
"Ao receber e-mails supostamente enviados pelo Banco do Brasil, mesmo que pareçam verdadeiros, envie para abuse@bb.com.br e em seguida apague-os", diz comunicado na página do BB na internet.

No entanto, antes de apagar, recomendo que você denuncie a tentativa de fraude ao seu serviço de e-mail. Se você usa o Gmail, veja como denunciar o ataque na postagem sobre como eliminar phishing. Nesse artigo, é possível entender ainda mais sobre esse tipo de golpe.







Comentários: