A modalidade esportiva que provocou o sofrimento emocional de milhões de brasileiros na Copa 2014 é superada - por exemplo, pela pesca esportiva e futsal. Não, eu não sou louco e nem estou ficando.

A pesca tem 25 milhões de praticantes ocasionais enquanto o futebol possui apenas 23 milhões. É verdade, no quesito citado, a pesca esportiva é a modalidade Nº1 dos brasileiros!

No quesito atletas registrados, o futsal tem 267 mil registros enquanto o futebol conta com apenas 11 mil. Os dados são do Atlas do Esporte no Brasil. O estudo - o mais completo até hoje, diz ainda que "diante do quadro de estimativas de 2003 já não se pode mais dizer que o Brasil é o país do futebol”. Na verdade, fazendo um trocadilho infeliz (alguns vão pensar assim), digo que "nem só de futebol vive o brasileiro, mas de todas as modalidades esportivas existentes".

Porta com emblema da Seleção Brasileira

Logo, o bordão mais apropriado seria: "Brasil, o país dos esportes". Nessa perspectiva, a Nike (www.nike.com.br) lançou a peça publicitária "O amanhã começa agora". A ideia é mostrar o quanto temos diversas modalidades esportivas para torcermos e que podem trazer alegrias e conquistas como - por exemplo, nas Olimpíadas de 2016.


O vídeo até o momento da publicação dessa postagem já contava com 3.119.418 visualizações. É de arrepiar e recomendo!

13 esportes de maior porte no Brasil
Tendo em vista que já falei sobre as modalidades esportivas que superam o futebol em alguns quesitos, aproveito e apresento a lista de esportes mais praticados no Brasil.

O ranking é referente aos esportes (olímpicos ou não) com maior número de participantes ocasionais. Os dados são do Atlas do Esporte no Brasil.

  1. Pesca (25 milhões)
  2. Futebol (23 milhões)
  3. Voleibol (15,3 milhões)
  4. Tênis de mesa / ping pong (12 milhões)
  5. Natação (11 milhões)
  6. Futsal (10,5 milhões)
  7. Capoeira (6 milhões) 
  8. Skate (2,7milhões)
  9. Surfe (2,4 milhões)
  10. Atletismo (2 milhões)
  11. Judô (2 milhões)
  12. Bodyboard (2 milhões) 
  13. Peteca (1,2 milhões)
Diante dos 13 esportes de maior porte no Brasil, o futebol representa apenas 19,9% do total de participantes neles computados.

Os dados revelam que temos um país de múltiplas opções esportivas tal como está acontecendo em grande parte do mundo. Portanto, vamos continuar torcendo pelo Brasil!







Comentários: