14 de junho de 2014



O Departamento de Trânsito do Piauí ( DETRAN-PI) realizou melhorias na plataforma de emissão de taxas (Licenciamento, IPVA e Seguro DPVAT) e, agora, possibilita que proprietários de veículos possam, por exemplo, quitar débitos através da web com o sistema do Banco do Brasil.

Além disso, diante dos testes que andei realizando, é possível tirar as taxas em qualquer horário e finais de semana. Se você desconhece o procedimento, siga as orientações a seguir!

Leia também:
+ Como pagar seguro DPVAT parcelado
+ Como tirar taxa do IPVA através da SEFAZ-PI
+ Como verificar multas da PRF

Como tirar as taxas do Detran-PI no novo sistema
O primeiro passo é acessar a página do Detran do PI: http://www.detran.pi.gov.br/ e, em seguida, clicar na opção "Emissão de Licenciamento"



Na janela seguinte, será apresentado o formulário para que você coloque os dados do veículo que deseja emitir as taxas;


Após informar os dados solicitados e clicar em "Consultar", todos os débitos serão mostrados:



Na parte superior, sempre serão apresentadas as taxas: Renovação Licenciamento - conhecida como Taxa do Detran, Seguro DPVAT e, caso existam, as multas.

É só escolher se vai pagar online ou deseja imprimir as taxas!

Uma observação: muitos proprietários de veículos têm dúvida na hora de tirar a taxa do IPVA. Na imagem acima, por exemplo, são disponibilizados dois valores:

Primeira: R$ 69,42
Única: R$ 59,01

A dúvida é qual deve ser paga?

Explicação
A placa do veículo consultado para produzir essa postagem é final 6. Então, seguindo o calendário da Sefaz-PI, eu tenho até dia 30/6 para realizar o pagamento.

Logo, o menor valor é o correto. Lembre-se, sempre que se você estiver dentro do prazo e o valor do IPVA for abaixo do permitido para parcelamento, vale o menor valor.

Passando do prazo, pague o maior valor. Se tentar burlar o sistema, você ficará devendo a diferença e não conseguirá retirar o documento do seu transporte. Vá por mim, também já fui atendente no Detran-PI!

No caso do IPVA ser de valor elevado, serão apresentadas opções: Primeira, Segunda e Terceira para quem deseja pagar parcelado e opção 'Única' para pagamento à vista.

Tabela do IPVA 2014 - SEFAZ-PI



Observação: Nunca deixe para pagar taxas do Detran-PI no primeiro dia útil, caso o prazo final seja um sábado, domingo ou feriado. É preciso antecipar o pagamento para não pagar juros.

Evite dúvidas, pergunte através da caixa de comentários abaixo ou busque ajuda no órgão competente!







Comentários: