31 de maio de 2014



Se você é usuário da plataforma Blogger (blogspot) e tem vontade de acompanhar melhor a audiência da sua página, recomendo a utilização do Google Analytics.

O contador de visitas é gratuito e disponibiliza relatórios detalhados com informações sobre tempo de permanência do visitante, número de page views, visitantes únicos, taxa de rejeição e muitos outros detalhes relevantes.

Para termos uma ideia, esses índices podem ser determinantes quando editores negociam espaços para publicidade. Afinal, ninguém que anunciar um produto em uma página com baixa audiência!

Logo, estamos falando de uma ferramenta profissional de monitoramento de audiência e que você também pode utilizar!



Como instalar Google Analytics no Blogger
Como você já tem e-mail do Gmail, ao acessar http://www.google.com/analytics/, clique na opção "Fazer login" e informe (caso seja solicitado) os mesmos dados de acesso do Blogger. Na página seguinte, clique em "Inscreva-se".

A próxima etapa irá solicitar dados necessários para criação da conta e disponibilização dos códigos que devem ser implantados no Blogger, como é o nosso objetivo.


Coloque corretamente as informações solicitadas e ao final clique na opção "Obter ID de acompanhamento". Em seguida, será apresentado o 'Contrato de Termos e Serviços do Google Analytics'. 

Modifique "Estados Unidos" clicando na seta indicada, leia o contrato e clique na opção "Aceito".


Pronto, estamos quase finalizando. Você acaba de conseguir os códigos, caso tenha dado tudo certo!


Como colocar os códigos do Google Analytics no Blogger
Acesse a plataforma Blogger e vá até a opção "Outros" do menu "Configurações". Logo, você achará o lugar para colocar o código (01), conforme imagem acima.


Após inserir o primeiro código, clique em salvar configurações. A opção fica no canto superior direito. 

Colocando o código 02 no HTML do Blogger
 Seguindo o caminho mostrado anteriormente, clique em "Modelo" e escolha "Editar HTML". 


Novamente, clique dentro da área em que aparece todo o código do seu blog e aperte as teclas Ctrl+F e, na caixa de pesquisa, busque por </head> e coloque o código 02 conforme mostro na imagem.


A última ação, após colocar o código, é clicar na opção "Salvar modelo". Pronto, você configurou o Google Analytics no Blogger.

Espere 30 dias (caso queira dados consistentes) e volte à página http://www.google.com/analytics/ para acessar os relatórios. Ao clicar em "Fazer login"  informe os mesmos dados utilizados para entrar no Blogger, caso não esteja logado.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato direto comigo!







Comentários: