10 de maio de 2014



A certidão de quitação eleitoral atesta a existência ou não de restrição referente ao histórico da inscrição (título) do interessado. A emissão é gratuita e pode ser feita através da página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No caso de pessoas que são convocadas em concursos públicos, a apresentação desse documento é obrigatória. 

Se você precisa tirar uma certidão de quitação eleitoral e desconhece o procedimento, veja passo a passo como requerer pela web.



Leia também:
+ Como tirar atestado de antecedentes criminais da PF
+ Como saber situação cadastral do CPF
+ Como imprimir 2Via de inscrição no CPF


Como tirar certidão de quitação eleitoral do TSE
O primeiro passo é acessar a página destinada ao serviço. Em seguida, leia com atenção as recomendações e orientações do próprio TSE.

Então, marque a opção "Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral" e serão apresentadas duas opções: "Emissão de Certidão" e "Validação de Certidão". Como o interesse é pela certidão, escolha a primeira opção!


Na página seguinte, informe corretamente os dados solicitados e clique na opção "Emitir Certidão" para ter acesso ao documento e imprimi-lo.


Se você seguir corretamente os passos indicados, sua certidão será emitida conforme o exemplo abaixo.



Como validar a certidão de quitação eleitoral do TSE
Emitir a certidão não é suficiente, pois - em alguns, é preciso validá-la na própria página do TSE. Se você também desconhece o processo, basta repetir os passos mostrados no início dessa postagem e, ao invés de clicar em "Emitir Certidão", escolha a opção "Validar Certidão".

Coloque todas as informações solicitadas corretamente.

A data de emissão, hora e código estão na própria certidão. Coloque-os corretamente para evitar problemas!

Pronto, essa mensagem confirma a veracidade da certidão!








Comentários: