As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas até o próximo dia 23 de maio e a expectativa é que quase 10 milhões de pessoas participem do processo seletivo 2014. Na última segunda-feira (12), na abertura do sistema, foram precisamente 393.890 inscritos.

Se você - assim como eu, vai se submeter ao certame e tem dúvidas sobre como fazer a inscrição no Enem 2014, veja passo a passo o procedimento que adotei para garantir minha participação. Além disso, o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibiliza uma página exclusiva e esclarecedora!

Obs: Tenha todos os dados próximos de você, pois o sistema não pode ficar muito tempo aberto sem nenhuma ação do candidato!




Passo a passo para se inscrever no Enem 2014
A primeira ação é acessar a página http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/ e clicar na opção "Inscrição, faça já a sua"


Após informar CPF e data de nascimento, prepare-se para as próximas 5 etapas: Informações pessoais, Informações de prova, Informações do Ensino Médio, Questionário SOCIOECONÔMICO e, por fim, a conclusão da inscrição.


Ao cadastrar CPF e data de nascimento, você passará para a etapa em que serão solicitados dados pessoais (endereço, contatos, etc). Nessa etapa, caso você tenha alguma deficiência, é importante marcar corretamente. Preencha o formulário com atenção!

Após cadastrar tudo o que é solicitado, uma página de confirmação será apresentada. Confira e - se não houver erro, siga em frente.

Na sequência, você terá a opção de escolher o tipo de prova estrangeira deseja fazer e será o momento de criar uma senha para acompanhar o processo.


As próximas informações solicitadas serão sobre 'ensino médio' e, claro, 21 questões socioeconômicas. Para finalizar, você terá duas opções: Gerar GRU e Declarar carência.

Caso ainda continue com dúvidas, recomendo que acesse o passo a passo criado pelo próprio Inep!

Então, é isso. Boa sorte!







Comentários: