26 de abril de 2014



A Google lançou recentemente um e-book explicativo para tirar todas as dúvidas de quem ainda não sabe o que venha a ser computação em nuvem. O material foi produzido em parceria com a Endeavor.

De acordo com Izabelle Macedo, Diretora de Marketing da Google Enterprise para América Latina, a computação em nuvem é um instrumento poderoso para empresas de todos os portes. "O cloud computing redefiniu a cultura do trabalho. Antes os profissionais eram dependentes do espaço físico das empresas e o compartilhamento de informações era mais lento. Agora, é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, em conjunto e com ferramentas confiáveis", explica.



e-book “Cloud Computing na prática – como levar sua empresa para as nuvens esclarece alguns mitos sobre a segurança da computação em nuvem. Além disso, é possível obter orientações e informações detalhadas sobre todas as ferramentas disponíveis, como e-mail, videoconferências, agenda, serviço de armazenamento de arquivos e muitos outros.

O que é computação em nuvem?
De acordo com o e-book, trata-se de um modelo interligado, colaborativo, acessível financeiramente, presente em todo lugar e, acima de tudo, o mais elástico possível, para que possa ser modificado de acordo com as necessidades de mudança de cada usuário.

A computação em nuvem permite ter acesso irrestrito de todos os lugares do planeta aos seus documentos, vídeos, fotos, músicas e muito mais.

Jornal da Globo explica sobre computação em nuvem 



Vantagem da computação em nuvem
Uma das maiores vantagens da computação em nuvem é poder atender pequenas e médias empresas, pois a solução permite o acesso a ferramentas e recursos de tecnologia sem nenhum investimento em hardware e infraestrutura, somente em serviço utilizado. 

Como surgiu o termo computação em nuvem
De acordo com um artigo publicado na revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a expressão surgiu pela primeira vez em 1996, numa das salas da Compaq Computer, considerada uma das principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos nos anos 90.

Lá, a dupla formada então pelo executivo de marketing George Favaloro e pelo jovem técnico Sean O’sullivan teria cunhado o termo pela primeira vez. No entanto, muitos atribuem o pioneirismo a Eric Schmidt, CEO da Google, que durante uma conferência em 2006 afirmou:
“Estamos presenciando o nascimento de um novo modelo emergente [...]. nós chamamos isso de Cloud Computing”.
*Com informações do Google Brasil Blog







Comentários: