O Facebook lançou na última sexta-feira (25) um e-book que vai revolucionar a produção de conteúdo na rede social e - definitivamente, revela 10 extraordinários segredos dos conhecidos virais - publicações que chegam a milhares de curtidas e compartilhamentos.

O manual produzido em 37 páginas pela equipe de Mark Zuckerberg é leitura obrigatória para donos de FanPage que querem um retorno fenomenal para suas páginas na maior rede social do mundo.



Com o título "Histórias construindo marcas: 10 dicas de conteúdo relevante para marcas no Facebook", o material gratuito relembra, por exemplo, a ação do ricaço Chiquinho Scarpa que, em setembro de 2013, anunciou enterrar - no jardim da sua mansão, um automóvel avaliado em R$ 1,5 milhão.

Amplamente criticado, Scarpa acabou surpreendendo imprensa e telespectadores ao revelar que tudo era uma ação da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos que objetivava chamar a atenção para a importância da doação. Ele, claro, era parte da campanha e um exemplo de doador de órgãos!


A campanha publicitária acabou ganhando a segunda mais importante premiação do Facebook Studio Awards, prêmio concedido pela rede social às campanhas mais inovadoras da internet. 

Resumo sobre 5 das 10 dicas para produzir conteúdo viral
O e-book é, sem sombra de dúvidas, uma excelente e indispensável leitura. Portanto, o resumo que apresento abaixo é para despertar ainda mais a sua curiosidade.

01 - A primeira recomendação da equipe do Facebook For Business é que "você não precisa agradar a todos. A regra é deixar de ter um posicionamento e passar a ter uma posição e completa: pense em audiências específicas".

02 - A segunda recomendação é uma que estudantes de jornalismo sempre escutam: "conte histórias, não apenas fatos".

03 - A terceira vai de encontro com o que o R7 costuma fazer: usar imagens de gatos, cachorros para gerar likes ao invés de resultados.


Tenho opiniões e mais opiniões sobre o assunto. Porém, deixemos para uma próxima vez (risos).

04 - A quarta recomendação do Facebook é para a exploração do uso de imagens, coisa que o R7 faz de forma extraordinária. Até demais!

05 - A quinta recomendação é para experimentar e aprender com erros. "Não existe receita de sucesso, mas sim a sua receita de sucesso. O software que você roda no seu computador não vem mais em caixas anuais, é atualizado todos os dias – ou mais de uma vez por dia.

Cada publicação deve ser capaz de testar uma hipótese: dando certo ou errado, você tirou algum aprendizado. Aprenda com as start-ups – build, measure, learn – e prepare-se para estar errado. Ao funcionar, amplifique", recomenda o e-book.

Se você achou fantástico tudo o que abordei até aqui, imagina lendo o material completo!

Boa leitura e um grande abraço.








Comentários: