1 de abril de 2014



Criar um Currículo Lattes (CNPq) é dever de todo e qualquer estudante ou pesquisador. No entanto, é comum encontrarmos alguém que tenha dúvida sobre os procedimentos que devem ser adotados.

Se você é estudante, mostrarei a partir de agora como criar um Currículo Lattes. No caso dos demais interessados, o passo a passo a seguir serve como base. Tentarei ser o mais objetivo possível!

Obs: Algumas seleções (estágio, emprego, concursos, etc) já solicitam a versão impressa do Lattes dos participantes.

Leia também:
+ 10 programas de TV mais assistidos pelos brasileiros em 2013
+ Como cancelar e-mail enviado através do Gmail
+ 43 artigos úteis para aspirantes ao jornalismo

O que é
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia. (Plataforma Lattes)

Como criar Currículo Lattes
O processo não é rápido, mas o resultado é extraordinariamente importante para a sua vida acadêmica ou profissional. Portanto, relaxa e providencie para que todos os documentos (CPF, RG, Endereço, Certificados, etc) estejam ao seu alcance. Além disso, ressalto a importância de você ter a máxima atenção durante o processo!

Ao acessar a Plataforma Lattes, facilmente você encontrará a opção "Cadastrar novo currículo".


Na janela seguinte, crie seu login. Atenção: anote a senha cadastrada, pois precisará dela para futuras atualizações do currículo.


Na área onde devem ser colocadas informações pessoais, você pode ignorar as que se referem ao passaporte. Os demais dados solicitados devem ser informados com a máxima atenção para evitar erros.


Como esse é um tutorial (básico), voltado para estudantes, escolha na janela seguinte a opção de endereço residencial. (demais interessados podem escolher "profissional", ou não)

Os campos irão sendo destravado à medida que você for informando os dados. Lembre-se, tenha atenção durante todo o processo.


A próxima janela perguntará sobre atuação profissional. Você pode inserir imediatamente ou deixar para depois.

Já quase finalizando, informe sua área de atuação e habilidades linguísticas.


A última janela mostrará as informações cadastradas. Faça uma revisão e leia o termo da declaração. Finalizando, clique em "Enviar ao CNPq".


Se todos os passos foram seguidos corretamente, você criou um Currículo Lattes (básico). Para acrescentar informações, volte à página inicial da plataforma e clique em "Atualizar currículo". Logo, será necessário lembrar da senha cadastrada no início do processo.

Para conhecer detalhadamente a Plataforma, recomendo a leitura do artigo publicado no posgraduando.com que, inclusive, disponibiliza um slideshow sobre o assunto.

+ CNPq lança nova versão da Plataforma Lattes







Comentários: