22 de março de 2014



A Enóis deverá lançar em maio de 2014 a primeira Escola Livre Online de Jornalismo do Brasil voltada ao público jovem. No entanto, para o projeto começar a virar realidade tá rolando uma vaquinha com objetivo de arrecadar R$24.617,05. O projeto é tão interessante que decidi indicá-lo no ferramentasfoca.com

O financiamento coletivo será para a construção de parte da plataforma e para o lançamento de 4 módulos gratuitos (entre maio e julho), feitos em parceria com a 3Film Group. O resto do financiamento será bancado pela própria Énois, a partir da venda de novos projetos.

A ideia é ter a plataforma pronta até maio e 10 novos cursos devem ser lançados até o final deste ano, 2014.

Leia também:
+ O que é pirâmide invertida no jornalismo
+ Jornalistas ensinam sobre produção de vídeodocumentário
+ 60 e-books sobre jornalismo para download gratuito

Como o projeto da Enóis começou
O projeto Enóis teve início em 2009 na periferia de São Paulo através das jornalistas Amanda Rahra e Nina Weingrill. No entanto, para você entender melhor é extremamente recomendado o vídeo abaixo:


O projeto piloto já tem mais de 2mil alunos
O curso teste está disponível desde outubro de 2013 em uma plataforma pronta: um módulo sobre a produção de videodocumentários, que traz técnicas e conceitos de jornalismo e de produção em vídeo, como reportagem, pauta, apuração, narrativa e roteiro. Já são mais de 2 mil alunos!

O referido curso está linkado acima, em "Leia mais".

O projeto já foi destaque no Journalism in the Americas

+ Jornalistas brasileiras criam primeira escola livre de jornalismo para o público jovem do país


O que acontecerá se a meta de arrecadação for batida

No perfil criado no Catarse, a maior comunidade de financiamento coletivo do Brasil, a galera responsável pelo projeto explica que se o valor for atingido, cada R$ 2 mil a mais vão se transformar em um novo módulo para a plataforma, escolhidos por você. 

Veja algumas sugestões do que vem pela frente:

1. Grandes reportagens – Se a pauta é um salto, a reportagem é um mergulho em uma notícia. Aqui, vamos aprender como fazer isso da forma mais criteriosa e interessante pro leitor.

2. Conteúdo pra redes sociais – Todo mundo fala sobre redes sociais, mas pouco se ensina sobre a criação de conteúdo pra elas.

3. Jornalismo feminino – Pra desconstruir de vez o jornalismo feminino, vamos falar sobre a história da mulher, mídia e mercado.

4. Programação pra jornalistas – Não basta escrever. Tem que programar. Noções básicas de programação pros jovens que querem se aventurar na construção de ferramentas.

5. Como fazer um game – Teoria e prática de como se constrói um roteiro e caminhos possíveis para tornar tudo brincadeira.

6. Infográfico – Como transformar a mensagem em imagem?

7. Política pra jovem – Chega de dizer que política é coisa chata. Entender como faz é o primeiro passo pra intervir.

Como fazer para apoiar o projeto
É super fácil apoiar a ideia, basta acessar http://catarse.me/pt/enois até 21 de abril e clicar em "APOIAR ESTE PROJETO".



Escolha como quer acessar a plataforma, Facebook ou acesso com e-mail:


Digite o valor da sua contribuição e siga em frente


Na janela seguinte será preciso informar nome, endereço, telefone, etc. Finalizado o processo de cadastro de endereço, será preciso escolher a forma de doação. Pode ser cartão ou boleto bancário.


Na imagem acima, como o escolhido foi cartão, é preciso preencher os campos solicitados. Porém, se você escolher boleto é preciso informar apenas o CPF.


Escolhido a melhor forma, basta confirmar para terminar o processo de doação. Vamos lá, ajude e compartilhe para que outras pessoas possam fazer o mesmo!

Grande abraço






Comentários: