15 de fevereiro de 2014



Há alguns meses estou devendo essa publicação no blog. Em dezembro/2013, em rotineira visita às estatísticas do ferramentasfoca.com, tive a grata satisfação de perceber a participação de Luis Jobim, neto do jornalista Danton Jobim.

Luis Jobim, através de comentário, retificou uma informação: o lead - parte da pirâmide invertida, foi implantado no Brasil por Pompeu de Sousa e Danton Jobim. Além disso, ele solicitou que eu divulgasse o site que reúne todo o legado deixado por Danton Jobim para o jornalismo.



Leia também:
+ O que é lead
+ O que é pirâmide invertida no jornalismo
+ Conheça 32 tipos de lead jornalístico


Então, passado todo esse tempo (risos), peço desculpa ao nobre Luis e apresento o site indicado:
Para LINS e SILVA (1992), "a contribuição de Danton Jobim ao jornalismo brasileiro é incalculável". E completando, diz o autor: "ou Jobim foi muito avançado para o seu tempo ou os jornalistas brasileiros atuais estão muito atrasados para o dele".

Ao acessar o site, clique em "Mídia". Lá estão livros, artigos, cartas, discursos e vídeos do jornalista Danton Jobim. A página é de grande importância para todos nós: focas, jornalistas e docentes/pesquisadores da área.

Aproveitando, peço que indique o site aos seus amigos ou compartilhe essa postagem. Além disso, curta a Fan Page Jornalista Danton Jobim.

Além disso, recomendo que você leia A contribuição de Danton Jobim para o ensino de jornalismo: análise atual das escolas pioneiras, de Márcia Furtado Avanza.







Comentários: