12 de fevereiro de 2014



A certidão de antecedente federal é um documento importante e que deve ser apresentado, por exemplo, por pessoas aprovadas em concurso público que vão assumir o cargo.

Fornecida gratuitamente - seja presencialmente ou pela internet, a certidão informa a existência ou não de registros criminais e tem validade de 90 dias. Se você tem dúvidas sobre como emitir uma certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal através da web, veja como é fácil . Além disso, mostrarei como confirmar a sua autenticidade, ação obrigatória.

+ 15 modelos para currículo profissional de sucesso

Leia também:
+ Como tirar certidão negativa de antecedentes da Justiça Federal
+ Como tirar certidão de quitação eleitoral do TSE
+ Como tirar nada consta da PRF (verificar multas)


Observação:  Recomendo que faça o processo com o navegador Mozilla Firefox. Tive problemas com Google Chrome e Internet Explorer.

Tirando a certidão de antecedentes da Polícia Federal
Para emitir a sua certidão, é preciso acessar a página da Polícia Federal destinada ao serviço e ter em mãos os seus documentos pessoais. 

Após clicar em "Emitir Certidão", será apresentado o formulário que deve ser preenchido corretamente com dados como, por exemplo, nome do interessado no documento, RG, CPF entre outros.


Dica: Na dúvida, pergunte alguém antes de preencher ou deixe um comentário/pergunta ao final dessa postagem.

Depois de informar todos os dados solicitados (se não tem passaporte, não informa nada), clique em pesquisar. A janela seguinte solicitará a confirmação do captcha (sequência de letras e números). 


Caso tenha dado tudo certo, sua Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal será apresentada.



Como autenticar a Certidão de Antecedentes
A validação também deve é feita na própria página da Polícia Federal. Acesse http://www.dpf.gov.br/ e seguindo o mesmo caminho percorrido para tirá-la, clique na opção "Validar certidão". O link direto está disponível abaixo:

Validar Certidão: https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/validarAutenticidade.html


Os dados solicitados para validação estão disponíveis na Certidão emitida. Informe-os e clique em validar. A janela seguinte solicitará a confirmação do captcha e, por fim, será apresentado o formulário de validação.

Pronto! Seguindo as dicas corretamente, você terá sua Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal, e corretamente validada. Imprima tanto a certidão quanto a validação.

Caso ainda tenha dúvidas, use o formulário de comentários abaixo.







Comentários: