18 de janeiro de 2014

Como fazer print



Fazer um print é capturar o que é visto na tela de um computador ou, em linguagem simples, 'tirar uma foto'. 

A ação - que pode ser executada através do botão PrintScreen SysRq, é relevante e amplamente utilizada na produção, por exemplo, de apostilas de cursos de informática e produção de tutoriais na web. Além disso, jornalistas podem fazer uso em determinadas matérias. Trata-se de um recurso importante.

Leia também:
+ Como excluir conta do Badoo
+ Como evitar notificações do Facebook por e-mail
+ Como colocar assinatura automática nos e-mails enviados



Diversas postagens do Ferramentas Foca são produzidas com a utilização desse recurso. No post 'Vivo tem site promocional invadido por hackers', foram feitos vários prints para comprovar a ação dos invasores. Na postagem sobre a pasta secreta do Facebook não foi diferente.


Embora o recurso de captura de tela seja um dos mais simples e fáceis, inúmeras pessoas desconhecem completamente. Se você também tem dúvida, irei mostrar como fazer um print e como salvá-lo, caso tenha dificuldade no processo

Capturando tela do computador
Inicialmente, localize no seu teclado o botão PrintScreen SysRq. Agora, vá à página que deseja 'tirar a foto' e aperte a referida tecla - nenhum sinal será emitido, mas a imagem será capturada. Para salvar, basta abrir um programa que suporte imagens para edição (Paint, Photoshop, etc) e colar [Ctrl + V].

Exemplo:
Resolvi tirar uma foto do editor do Blogger no momento em que estava produzindo essa postagem. Em seguida, utilizei o Photoshop para salvar a imagem capturada.


Como salvar com Photoshop
O processo para salvar o que você capturou começa com a abertura do programa. Abra-o, vá ao menu 'Arquivo' e escolha a opção 'Novo'.



Nesta janela (abaixo) que abrirá na sequência, cole a imagem captura. É só apertar Ctrl + V!

Agora, vamos salvar. Aprenda como fazer através das próximas imagens.


Finalizando, selecione o local, coloque o nome para o arquivo, escolha o formato desejado e clique em 'Salvar'.

Pronto, você acabou de fazer um print e salvar a imagem capturada! Agora, como salvar sem o Photoshop?

Como salvar com Word
A tela capturada também pode ser salva utilizando o Word. Dessa vez, para exemplificar, capturei a capa do Ferramentas Foca. 

Abra o Word e cole o print que você fez, em seguida clique com o botão direito do mouse e escolha a opção 'Salvar como imagem'.



Na janela seguinte, coloque o nome do arquivo, escolha o formato e salve.


Pronto, você também aprendeu como salvar um print através do Word!

Conclusão
O recurso de capturar a tela do computador é - indiscutivelmente, de grande serventia para infinitos objetivos. Porém, não sei se você observou, 'tirar foto' do que é visto utilizando a tecla PrintScren deixa a desejar. Você não consegue pegar toda a tela. Aguarde, em breve compartilho uma solução!

Para não perder o próximo post, basta assinar a newsletter. Saiba mais através do link abaixo:

> Tutorial | Como assinar a newsletter do Ferramentas Foca

Um abraço e continue por aqui!






Comentários: