25 de janeiro de 2014



Levantamento do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal - organização mexicana não governamental, revela que 7 das 12 cidades-sede da Copa 2014 figuram no ranking das 50 mais violentas do mundo. A pesquisa foi divulgada no último dia 15 de janeiro.

De acordo com os dados, entre as cidades que sediarão jogos da Copa, Fortaleza (CE) é a mais violenta com uma taxa de homicídios de quase 73 mortes por cada 100 mil habitantes. Além disso, ela é uma das capitais brasileiras onde é mais provável morrer com um tiro.

A constatação é do estudo Mortes Matadas por Armas de Fogo, parte do Mapa da Violência 2013, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

Leia também:
+ Google Zeitgeist revela termos mais pesquisados na web
+ Como consultar multas da PRF em veículos
+ Como pagar seguro DPVAT parcelado


Ranking das cidades mais violentas do mundo
Ao todo 16 capitais brasileiras integram o ranking mexicano que classifica as 50 cidades mais violentas mundialmente. Na ordem das cidades que sediarão jogos da Copa 2014, Fortaleza (CE) aparece em 7º lugar. Em seguida estão Natal (RN) e Salvador (BA), ocupando, respectivamente, 12ª e 13ª posições.

Cidades-sede da Copa 2014
Fortaleza (CE) – 7ª violenta do mundo
Natal (RN) -12ª violenta do mundo
Salvador (BA) – 13ª violenta do mundo
Cuiabá (MT) – 29ª violenta do mundo
Manaus (AM) – 31ª violenta do mundo
Recife (PE) - 39ª violenta do mundo
Belo Horizonte (MG) – 44ª violenta do mundo 



Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Porto Alegre (RS)
Brasília (DF)
Curitiba (PR)

Confira lista completa das 50 cidades mais violentas mundialmente:

As cidades Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Curitiba (PR) - que também serão sede dos jogos da Copa, não entraram na lista das mais violentas. A notícia aparentemente boa, esconde um detalhe: elas figuram entre as capitais brasileiras onde é mais provável morrer com um tiro. A constatação é do estudo Mapa da Violência 2013, coordenado por Julio Jacobo Waiselfisz.

Analisando os dados é possível identificar que algumas das cidades-sede da Copa 2014 ocupam posições nas duas pesquisas. Enquanto são consideradas perigosas mundialmente, também são as com maiores possibilidades de uma pessoa morrer com um tiro.

Faça download das pesquisas e veja todos os dados:
Ranking das cidades mais violentas do mundo em 2013
Mapa da violência 2013 - Mortes matadas por armas de fogo







Comentários: