As redes sociais são ágeis e proporcionam um fluxo constante de informação. Twitter e Facebook - mais populares - se tornaram obrigatórias no webjornalismo. Afinal, a audiência de ambas é significante e pode representar maiores receitas. Principalmente, quando se trabalha com programas de afiliados como, por exemplo, o Adsense do Google.

+ 4 motivos para jornalistas utilizarem o Twitter
+ Tudo o que você precisa saber sobre Twitter

No entanto, como fazer para ter uma boa taxa de cliques, o chamado CTR (click-through rate), no Twitter? Dan Zarrella, um americano especialista em marketing viral, dedicou-se a estudar algumas características dos tweets e elencou conselhos que podem ser úteis para jornalistas.


- Não tenha pressa para twitar os links: É óbvio que a produção de notícias é frenética, mas quando se vai para as redes sociais é importante ter calma na hora do compartilhamento dos links. O especialista observou algumas contas do Twitter, com grande número de seguidores, e concluiu que twittar muitos links seguidos diminui seu CTR.

- Algumas palavras influenciam na Taxa de Cliques: Tweets contendo “via”, “@”, “RT”, ”por favor,” e “veja” tem taxas de cliques mais elevada do que os tweets sem essas palavras.

- Utilize palavras de ação, ou seja, abuse de verbos e esqueça substantivos: A análise de Dan identificou que tweets que continham mais advérbios e verbos tinham maior CTR que os substantivos e adjetivos.

- Tweet nos finais de semana: O estudo também identificou que tweets postados na sexta, sábado e domingo tem mais CTR que os postados durante o resto da semana.

A pesquisa de Dan Zarrella foi feita em uma realidade bem diferente do Brasil. No entanto, se pararmos para pensar, esses conselhos são excelentes e não custa nada tentar.

*Com informações do Blog Dan ZarrellaBlog PR Newswire






Comentários: