26 de dezembro de 2013



O recurso de enviar atualizações por e-mail - também conhecido como newsletter, é indispensável para qualquer página na web por se tratar de uma ferramenta importantíssima na fidelização de leitores.

Embora a instalação do recurso no Blogger seja um processo descomplicado, algumas configurações requer um pouco mais de conhecimento. Logo, o objetivo desse tutorial é compartilhar com você todos os recursos que utilizo no ferramentasfoca.com

Sim! A seguir revelo várias configurações excelentes e que, sem sombra de dúvidas, irão contribuir para um melhor aproveitamento da newsletter FeedBurner.

Leia também:
+ Como colocar "receba atualizações por e-mail" no Blogger
+ Como colocar formulário de contato no Blogger
+ Como configurar domínio próprio no Blogger através do UolHost

Antes de qualquer coisa, preciso chamar a sua atenção para a importância da disponibilização de um passo a passo sobre como o leitor deve fazer para receber conteúdo do seu blog por e-mail.

Sim, convide seus leitores e mostre como é fácil o procedimento!

Pode parecer uma subestimação da capacidade dos seus leitores, mas existem algumas pessoas que têm dificuldade no processo. E, mesmo as que sabem, acabam não completando o cadastro. O motivo é simples: se você nunca configurou sua newsletter FeedBurner, a mensagem de confirmação continua sendo enviada em inglês.

Portanto, vamos lá! Iremos otimizar da melhor forma possível sua newsletter. Quero que ao final desse tutorial (um pouco longo), você perceba que manter um blog (seja para ganhar dinheiro ou não) requer dedicação e compromisso com a qualidade.

Fazendo configurações na newsletter FeedBurner
Se você apenas seguiu o passo a passo normal para adicionar o recurso no seu blog, é provável que a caixa disponibilizada aos seus leitores seja semelhante a essa mostrada na imagem seguinte:


Elá é simples e ocupa menos espaço, porém observe que existem palavras em inglês: 'Email address...' e 'Submit'. Nesse caso podemos modificar diretamente no HTML.

Como modificar 'Email address...' e 'Submit'
Vá ao HTML do Blogger, clique dentro do código e aperte as teclas Ctrl+F para aparecer a caixa de pesquisa no canto direito. Em seguida, digite a palavra "email address" e aperte enter para localizá-la e fazer a substituição. 

Faça o mesmo com a palavra "Submit". Ela aparece duas vezes, troque a segunda. Depois, basta salvar!



Resultado:
Se você seguiu direito a explicação, o resultado deve ter ficado parecido com a imagem abaixo:


Dica de Ouro: Observe que eu sou fascinado por palavras 'mágicas'. No caso da newsletter, sempre uso 'privilegiada'. Afinal, quem não gosta de ser tratado de forma especial?

Veja, por exemplo, que convido o leitor a receber o conteúdo por e-mail, mas com um detalhe: de forma privilegiada!

Fica a dica.

Continuemos. Agora, também é possível trocar o layout da caixa. É o que explico na sequência!

Trocando o modelo da caixa FeedBurner
Particularmente, não tenho nada contra o modelo acima. É bem simples e economiza espaço, porém utilizo aqui no ferramentasfoca.com uma caixa diferente:




O formato da imagem acima é disponibilizado pelo próprio feedburner. Caso tenha interesse em usá-lo, veja a seguir como implantar o modelo no seu blog!

Colocando nova caixa FeedBurner
Para fazer a implantação desse modelo que utilizo, acesse http://feedburner.google.com/ e clique no título do seu feed.


Na janela seguinte, basta seguir as orientações da imagem abaixo


Tá bom, vou explicar. Vai que você não entendeu (risos)! Clica em 'Publicize', em seguida clica em 'Subscription Management'. Então, na opção 03, escolha a linguagem: Português.

Finalizando, copie todo o código apresentado (opção 04) e cole-o em um editor de texto. Precisaremos fazer leves modificações antes de implantá-lo.

O código que você copiou é semelhante ao apresentado abaixo. No seu código, encontre as opções destacadas no exemplo abaixo e faça as modificações pertinentes:

________________________________________

<form style="border:1px solid #ccc;padding:3px;text-align:center;" action="http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify" method="post" target="popupwindow" onsubmit="window.open('http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogspot/MgYfs', 'popupwindow', 'scrollbars=yes,width=550,height=520');return true"><p>Enter your email address:</p><p><input type="text" style="width:140px" name="email"/></p><input type="hidden" value="blogspot/MgYfs" name="uri"/><input type="hidden" name="loc" value="pt_BR"/><input type="submit" value="Subscribe" /><p>Delivered by <a href="http://feedburner.google.com" target="_blank">FeedBurner</a></p></form>

________________________________________

As opções destacadas em vermelho devem ser modificadas obrigatoriamente:
  • Enter your email address: Substitua essa frase por uma em português, claro, e que seja atrativa ao ponto de despertar o interesse do seu leitor em se cadastrar.
  • Subscribe: Substitua, por exemplo, para: Ok, Confirmar, Cadastrar, Enviar, etc.
As opções destacadas em negrito são opcionais e, caso queira, delete-as. Até hoje, nunca tive problemas por não usá-las!


Como implantar o código pronto
Depois que você fizer ambas as modificações, copie o código e escolha o local em que a newsletter deverá ficar disponível  na sua página. É só colocar como "HTML/JavaScript".

Resultado:
Se você fez tudo direitinho e com atenção, o novo modelo foi implantado com sucesso.

Modificando a mensagem de confirmação de cadastro
Uma coisa que contribui para que o leitor não confirme o cadastro do e-mail é a mensagem de confirmação enviada pelo FeedBurner. Se você nunca fez nenhuma modificação, ela tem sido enviado para seus leitores completamente em inglês.

Portanto, é bom modificá-la por uma objetiva e que convença o leitor a confirmar a assinatura. Se você não sabe como fazer a alteração veja o caminho abaixo.

- Acesse novamente o site http://feedburner.google.com/ e clique no título do seu Feed. Em seguida, siga os passos conforme apresentados na imagem abaixo:


  • Email "From" Address - Você pode deixar o endereço padrão ou substituir pelo seu e-mail. No caso do ferramentasfoca.com utilizo meu e-mail como remetente. Entendo que gera uma certa proximidade entre autor e leitor!
  • Confirmation Email Subject - Coloque um título para chamar atenção do leitor que se cadastrou. Afinal, ele precisa clicar no link enviado para confirmar o cadastro.

    Eu uso a seguinte frase: Ferramentas Foca | Confirme o e-mail cadastrado
  • Confirmation Email Body - Nesse espaço você pode substituir tudo, menos ${confirmlink}. Seja criativo e convença seu leitor a clicar no link de confirmação. Só assim ele passará a receber as notificações sobre novas postagens!
Quer saber qual é a mensagem que eu envio toda vez que alguém se cadastra na newsletter do ferramentasfoca.com? Cadastre-se e descubra! Clique aqui.

Após fazer todas as alterações, não esquece de clicar em salvar!

Configurar títulos da postagem no assunto do e-mail enviado pelo FeedBurner

Essa configuração é excelente e provoca um impacto muito maior no leitor. Afinal, ele vai ser surpreendido pelo título da postagem e, sem sombrá de dúvidas, irá acessar o e-mail.

Como fazer a configuração
Acesse http://feedburner.google.com/ e siga o mesmo caminho do tópico anterior - "Modificando a mensagem de confirmação de cadastro". Na sequência, escolha a opção "Email branding" e no espaço Email Subject/Title, cole o código abaixo:


${latestItemTitle}


Caso deseje, coloque o nome do seu blog antes. Veja como utilizo:

Ufa! Quantas configurações úteis, mas calma que ainda existem outras extremamente importantes. Irei continuar compartilhando.

Postagem sendo atualizada. Última modificação em 01/05/2014






Comentários: