20 de novembro de 2013



Quando começamos a aprender sobre jornalismo, sempre surgem dúvidas sobre termos específicos da área. Palavras, jargões, técnicas, entre outras, acabam nos deixando com a tal "purga na orelha" [risos].

Desde que o blog foi criado, entre uma postagem e outra, tenho buscado responder possíveis dúvidas que um dia estiveram comigo. Então, como o blog completou seu primeiro ano e não tive muito tempo para criar um post especial, irei recordar algumas postagens que podem te ajudar de alguma forma, ou não [risos].


Possíveis dúvidas
Durante os primeiros períodos de uma graduação em jornalismo, sempre vamos ouvir professores falando sobre o primeiro parágrafo de uma notícia. Ele é o chamado lead. Um recurso que faz parte da técnica da pirâmide invertida.

Em resumo o lead é uma forma de apresentar ao leitor, as principais informações sobre determinado acontecimento.


No entanto, ao aprendermos sobre lead é preciso entender como ele é produzido e como surgiu. Logo, é importante conhecer a técnica da pirâmide. Um recurso que em 2013 completou 152 de uso.


O problema é que mesmo a gente aprendendo sobre lead e como ele surgiu, sempre teremos dúvidas sobre como produzir uma introdução cada vez melhor para nossas matérias. Então, é importante que saibamos dicas e regras que podem nos auxiliar.



A pauta no jornalismo
Pauta, em termos simples, é o tema ou assunto que pode virar notícia. Assim, quando temos a pauta vamos atrás das fontes e entrevistas que podem nos fornecer dados para que possamos produzir a matéria.


Dependendo da pauta, ela pode ser um verdadeiro furo jornalístico ou, simplesmente, se transformar em uma nota - notícia em formato resumido.


Um outro detalhe na produção de uma matéria é que, além da pauta, você precisa saber identificar o gancho jornalístico.

O que é gancho?

Além de tudo isso, uma matéria precisa de fotos. Mas será se toda imagem é fotojornalismo? Qual é a diferença de uma fotografia normal para uma fotojornalística? Estudantes precisam saber sobre isso.

Qual a diferença entre fotografia e fotojornalismo?

Qual é a sua dúvida?








Comentários: