Aprender sobre jornalismo e suas técnicas também requer que saibamos ouvir "a voz da experiência" [risos]. Afinal, focas têm muito o que aprender.

Quando comecei o Ferramentas Foca, a ideia principal sempre foi compartilhar experiências de profissionais e estudantes de jornalismo. Então, ao longo desse primeiro ano do projeto [sim, o blog completou um ano de vida*], já conversei com alguns profissionais e estudantes que contribuíram contando suas histórias, deixando dicas e conselhos para quem é aspirante.

*Pensei em compartilhar um pouco dos altos e baixos desde que criei o espaço, mas o danado do tempo é pior que o capeta. Vive trabalhando contra e atrapalhando a vida da gente! [risos] Então, decidi relembrar as entrevistas feitas até aqui!



Entrevista 01
A primeira entrevista foi com Letícia Pereira, repórter da afiliada Globo no Piauí. A jornalista foi super atenciosa e prontamente atendeu o pedido, compartilhando um pouco da sua trajetória no jornalismo.

Letícia deixou dicas, conselhos e falou sobre um projeto de site que estava desenvolvendo na época.


A última vez que falei com a jornalista, ela estava fora da televisão e estudando para concurso.

Entrevista 02
Rômulo Maia é jovem, mas pensa feito gente grande [risos]. O jornalista, na maior parte da sua carreira, trabalhou em portais de notícias e é dono do Pisei Chão, blog que, segundo o slogan, vê a verdade pelo lado menos sério.

Na entrevista Rômulo falou sobre sua vida profissional e revelou bastidores de uma polêmica envolvendo o seu nome. Uma confusão armada para denegrir sua imagem!

Rômulo deixou as redações [mas continua sendo jornalista, risos] e hoje é formando de odontologia. É um visionário, apaixonado pelo sertão e tem se dedicado aos projetos pessoais. Ele é um jornalista que muito admiro e desejo felicidades!

Entrevista 03
A terceira entrevista que tive a oportunidade de realizar foi com Roberto Quaresma Rego, um ex-professor, jornalista, psicólogo e mais e mais habilidades e formações [risos].

Nem preciso dizer o quanto o cidadão é culto! Ele topou o desafio e compartilhou suas experiências e conselhos para quem começou a vida no jornalismo um dia desses.



Entrevista 04
O estudante de jornalismo Emílio Coutinho foi o primeiro estudante que compartilhou suas experiências no blog.

É um cara super gente boa e, mesmo acadêmico, já tem uma bagagem e tanto. Um exemplo a ser seguido!


Entrevista 05
O último entrevistado para o projeto foi o jornalista Pedro Rodrigues. Jovem e recém formado ele nos revela como foi o seu início de carreira e fala também como recebeu a decisão do STF, quando decidiu pela não obrigatoriedade do diploma de jornalista.







Comentários: