14 de outubro de 2013



Desde o início dos anos 90 o modo de fazer jornalismo tem evoluído e migrado para um novo meio, a web. Aqui 'tudo acontece não só rapidamente, mas em grande escala quantitativa' [Pierre Lévy] e revela, segundo Ignacio Ramonet Míguez,  que saímos do "mundo do jornalismo para a era do imediatismo, do instantaneísmo"

Nesse contexto, temos presenciado um jornalismo cada vez mais participativo e a exploração de toda a potencialidade que a internet oferece, apresenta ao leitor um novo produto: a webnotícia. No entanto, para termos esse novo formato [webnotícia] é preciso muito mais que uma transposição de conteúdo. Precisamos pensar e desenvolver um modelo com características próprias da web.

Logo, é preciso entender como tudo funciona. E a partir desse entendimento, precisamos continuar pesquisando e observando esse fenômeno que invade rapidamente as redações dos principais jornais, em especial, do Brasil.

Leia também:
+ Diego Iraheta ensina 2 lições de como escrever para web
+ Como fazer clipagem digital usando Google Alerts
+ Como encontrar 'pasta secreta' do seu Facebook
+ Qual a importância de um blog para estudantes de jornalismo

No livro "Jornalismo 2.0 - Como sobreviver e prosperar", Mark Bringgs afirma que "mudar é inevitável, progredir é opcional e, completando, ele diz que o futuro é agora". E sinceramente, acredito em cada palavra do autor. Precisamos nos preparar para um novo jeito de noticiar. Precisamos nos preparar para o webjornalismo!

O que é webjornalismo?
Angéle Murad [1999], diz que "o conceito de jornalismo encontra-se relacionado ao suporte técnico e ao meio". Logo, é com naturalidade que se introduz agora o conceito de webjornalismo. Porém, como defini-lo?

Como entusiasta do aprendizado sobre webjornalismo, tenho plena convicção de que "não podemos nos apegar a uma definição tão simplista de que webjornalismo é o jornalismo feito na web ou trata-se de uma convergência de mídias. Na verdade, é muito mais complexo.

+ Manual básico sobre SEO para webjornalismo

Webjornalismo é um conjunto de ações pensadas e desenvolvidas exclusivamente para informar através da web, aplicando e aproveitando-se de recursos como SEO, Email-Marketing, Programas de afiliados, Redes Sociais, etc. É óbvio que é feito na web através de um processo convergente de mídias [áudio, vídeo, imagens, etc]. Porém, deve ser levado em consideração que o uso abusivo desses recursos acaba provocando redundância".

Quais são as características do webjornalismo?
A essa altura você já deve saber muito bem sobre todas as características desse novo jeito de noticiar, se não sabe tá no ponto de se enterrar [risos]. Perdoando-te, destaco sucintamente todas elas;
  • Interatividade
  • Instantaneidade
  • Perenidade (memória)
  • Convergência 
  • Hipertextualidade
  • Customização
Quer saber mais sobre o assunto? Leia aqui

Conclusão
O jornalismo na web tem muito a evoluir e nós enquanto estudantes temos muito para aprender, então vamos começar lendo conteúdo de qualidade disponibilizado gratuitamente na internet. Portanto, recomendo a leitura de 3 livros interessantes, são eles;






Comentários: