6 de outubro de 2013



The Newsroom é uma daquelas referências importantes para quem estuda ou simplesmente gosta do jornalismo.

Lembre-se que profissional de amanhã vai depender do que estamos fazendo, estudando ou, simplesmente, assistindo [risos] hoje. Logo, é importante dedicarmos nosso tempo aos bons programas de televisão. Nesse sentido, temos a série The Newsroom - indicação do companheiro Leonardo Malafaia - como sendo uma verdadeira aula de como fazer um jornalismo ético.

Leia também: 
+ 60 e-books sobre jornalismo para download gratuito
+ Os desafios de se tornar um bom jornalista
+ Como encontrar a 'pasta secreta' do Facebook
+ 12 dicas para redigir uma matéria jornalística
Imagem/Reprodução
Eu acredito que para sermos um bom profissional precisamos buscar diversas referências, seja em qual for a área de estudo ou atuação, e foi assim que acabei conhecendo “The Newsroom”. A série, veiculada em canal fechado (HBO), retrata os bastidores de um telejornal americano, o New Night e tem no elenco nomes como Jeff Daniels, Emily Mortimer e Sam Waterston.

The Newsroom estreou em 2011 e em cada capítulo são abordadas notícias reais. O episódio piloto, que por si só é excelente, e faz valer cada segundo, realiza a cobertura do derramamento de óleo no Golfo do México (em abril de 2010). O interessante da série é notar que da descoberta até a exibição, o ideal de priorizar a informação, obter o melhor ângulo e produzir um conteúdo relevante dá a notícia um impacto positivo muito maior.

Em resumo, a série mostra uma equipe que tenta colocar no ar um programa diário de notícias, assumindo também a árdua responsabilidade de moralizar o jornalismo americano.

Imagem/Reprodução
Apesar de incrivelmente bem dirigida, bem escrita e com um excelente elenco, “The Newsroom” não está livre de críticas pesadas, principalmente dos próprios jornalistas, que ironizam a versão irreal e idealizada da redação e dos funcionários da ACN (emissora fictícia do programa); há de fato certo romantismo na redação do NewNight, mas nada que diminua o valor da série, pelo contrario, em tempos de desvalorização da área e de falta de humanidade na profissão, The Newsroom ressalta o que há de melhor no ser humano.

Se você ficou interessando em assistir a série, mas não tem TV por assinatura, relaxa. Já estão disponíveis, no Brasil, os dvd’s da primeira temporada.

Veja aqui o vídeo promocional de The Newsroom (legendado)!

EM TEMPO (Epifanio Santos): Embora pareça, essa dica não é um artigo patrocinado do canal HBO. Porém, ficaria muito grato se eles quisessem me mandar uma graninha [risos].

*Texto de Leonardo Malafaia, com modificações.

Leonardo Malafaia nasceu em Recife, Pernambuco, nos já longínquos anos 1991. Estudante de turismo, aprendiz de jornalismo, tem verdadeira paixão por viajar e escrever. Acompanhe-o pelo Facebook ou Twitter

Gostou do conteúdo do Ferramentas Foca? 
Deixe seu comentário ou envie sugestão através do Formulário de Contato.







Comentários: