31 de outubro de 2013



Vejamos é um site que promete ser uma verdadeira 'mão na roda' para quem precisar de dados, estatísticas ou pesquisas sobre os mais variados temas. Afinal, esse é o objetivo dele: reunir os dados estatísticos mais interessantes das matérias jornalísticas e agrupá-los por categorias.

Vejamos, na verdade, é o portal dos dados!

Idealizado pelo jornalista Fábio Guedes, o Vejamos já possui mais de 50 categorias. Além disso, já é possível perceber o que os internautas mais pesquisam. Na lista, destacam-se as buscas por dados sobre doenças, política, emprego, empreendedorismo, educação, saúde, etc.

No entanto, o site tem muito mais que dados. Dicas de português e resumos de livros também são atrativos para quem visita a página.

Leia também:
The Newsroom é uma aula de jornalismo e humanidade
Pesquisa revela perfil dos jornalistas brasileiros
Qual é o perfil profissional que você passa pelas redes sociais
Qual a importância de um blog para estudantes de jornalismo
Quem pode se beneficiar do Vejamos?
Toda e qualquer pessoa que precise de um dado, pesquisa ou estatística pode se beneficiar do projeto. Segundo o próprio domínio, "o site é dirigido, basicamente, a estudantes, desde o ensino fundamental até mestrandos das mais variadas áreas, que precisam embasar com propriedade seus trabalhos e teses, a partir do auxílio de dados estatísticos".

Porém, o Vejamos completa; "É útil também a jornalistas – em busca de informações estatísticas para suas matérias -, executivos, empreendedores e a qualquer cidadão comum, ao fornecer ferramentas importantes para ajudar em tomadas de decisão e formar opiniões, de uma forma geral".

Portanto, companheiros, estamos diante de um grande projeto de empreendedorismo digital que tem tudo para ser bem sucedido. 

O site já começou super bem 

Como são apresentados os dados no Vejamos?
Todos os dados são apresentados de forma simples e objetiva. A ideia do site é, de fato, reunir apenas os dados relevantes e que podem servir de ajuda para quem busca. 

Por exemplo, digamos que você está em busca de dados sobre a violência contra jornalistas. No Vejamos, basta você ir para a categoria "comunicação" e escolher a informação que melhor servir.

Já existem pelo menos uns 2mil dados compilados sobre os mais variados temas
Uma vez escolhido o que lhe interessa, você será redirecionado para a página que apresenta a informação. Veja;



Como acompanhar o projeto do Vejamos?

Acompanhe o Vejamos através do Facebook, Twitter ou pela página www.vejamos.com.br



O vejamos também disponibiliza o serviço de newsletter. Ao configurar é possível escolher os temas que você tem interesse e periodicidade.

Caso não saiba o que vem a ser uma newsletter, recomendo a leitura dessas postagens aqui do blog;

Conclusão
A ideia é nova, mas chegou com objetivo definido e, sem sobra de dúvidas, pode ser um auxílio para muita gente. Então, vale a pena ficar de olho, ou melhor, é bom que vejamos esse projeto!

Um abraço

Gostou do conteúdo do Ferramentas Foca? 
Deixe seu comentário ou envie sugestão através do Formulário de Contato.







Comentários: