19 de setembro de 2013



O CPFL Cultura é um projeto social da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia) que foi criado em 2003 com o objetivo de promover reflexão sobre o mundo, o tempo, a ciência, o homem, a mulher, a política e todos os aspectos da vida contemporânea. Em outras palavras, um projeto feito pra estudantes de jornalismo (risos).

Na moral (sem querer fazer propaganda do programa do Bial), é super bacana que você conheça melhor como funciona o projeto e tire o máximo de proveito dessa iniciativa que começou com o Café Filosófico CPFL, um verdadeiro ponto de encontro dos mais renomados intelectuais de diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, Eugênio Bucci, Muniz Sodré, entre outros. Eis o principal motivo que me levou a indicar por aqui o CPFL Cultura!

Leia também:
Pesquisa revela perfil dos profissionais de jornalismo no Brasil
Como construir o lead no jornalismo

Ah, e nem pense que eu tô ganhando alguma coisa pra indicar o projeto (se bem que na minha situação, aceitaria uns trocadinhos, risos). Apenas gostei da ideia! 

Introdução
Nem preciso dizer (mas tô dizendo) que a nossa formação (jornalismo), assim como qualquer outra, é constante e interminável. A busca por conhecimento deve ser como um relacionamento de dois jovens; intensamente (kkk). Porém, sejamos estudantes de jornalismo e/ou profissionais prudentes (risos).

Nesse contexto, precisamos aprender sobre "importância da nossa formação teórica aliada a prática" e, mais que isso, é preciso que identifiquemos se "o importante é uma boa nota ou conhecimento adquirido".

Logo, por tudo isso e muito mais, precisamos acompanhar o Café Filosófico CPFL. Portanto, fiquem de olho no CPFL Cultura!

O projeto completou 10 anos de existência 
O que é o projeto detalhadamente?

O projeto
Criado em 2003 como uma forma que a CPFL Energia achou para ampliar sua inserção social por meio de iniciativas culturais.

Objetivos
Promover reflexões sobre os desafios e oportunidades da contemporaneidade. Um espaço de reflexão sobre o mundo, o tempo, a ciência, o homem, a mulher, a política e todos os aspectos da vida contemporânea.

O início
A programação começou com o Café Filosófico CPFL, ponto de encontro dos mais renomados intelectuais com os mais diversos públicos, onde se organizam teorias e onde informações são transformadas em conhecimento.

Em resumo
Hoje a CPFL Cultura não é apenas um espaço, mas um conceito. Realiza debates, saraus, exposições, cinema e performances teatrais e sua programação é descentralizada, chegando a mais de seis cidades da área de atuação da CPFL Energia: Bauru, Caxias do Sul, Santos, São Paulo, Sorocaba e Ribeirão Preto.

Os encontros realizados em Campinas e São Paulo são gravados e dão origem a dois programas que figuram na grade de exibição da TV Cultura e de TVs educativas por todo o Brasil: Café Filosófico e Invenção do Contemporâneo.

Todas as atividades realizadas pela CPFL Cultura são gratuitas. A programação é aberta a todas as correntes de pensamento, sem predominância de nenhuma ideologia, a fim de contribuir para o aproveitamento das possibilidades do tempo presente e planejamento futuro.

Conhecendo e acompanhando o projeto pela web
Minha gente a internet facilitou a vida de todos nós e contribui fortemente para a disseminação de conhecimento. Isso é fato inegável! 

Site do CPFL Cultura  - Um projeto que merece atenção de estudantes de jornalismo
Todo esse projeto pode ser acompanhado através do http://www.cpflcultura.com.br e tudo o que já aconteceu fica disponível. Sensacional!

Como assistir palestras anteriores do Café Filosófico?
Existem duas opções, o site ou o vimeo. Na verdade, recomendo que você veja todos os vídeos das entrevistas e palestras anteriores através da conta do CPFL Cultura no Vimeo.

Todos os vídeos do CPFL Cultura estão disponíveis gratuitamente no Vimeo






Comentários: