Criar um blog, seja de jornalismo ou não, nunca foi nenhuma 'missão dos infernos'. No entanto, é comum que você tenha dificuldade. Nessa postagem mostro como criar um blog de jornalismo no Blogger. O tutorial está dividido em duas partes:

Primeira - Para quem vai começar do zero
Segunda - Para quem já tem um e-mail do Gmail (necessário para criar o blog no Blogger)

A minha recomendação inicial é que você tenha anotado suas metas e objetivos. Afinal, a falta de planejamento pode levar à 'morte' do seu blog.  Portanto, tenha um plano! Saiba aonde quer chegar.

Imagem: Google Imagens/Reprodução

1ª PARTE - Começando do zero
Se você já tiver um conta do Google (e-mail do Gmail), vá para a segunda parte "criar blog com conta do Google existente", mais embaixo.

Criando uma conta no Google
Ao abrir a página do Blogger, como você não tem conta do Google, clique no botão "inscreva-se".

Na página seguinte preencha o formulário com o que se pede e ao final confirme.

Em seguida, clique em "próxima etapa" para finalizar o processo de criação da sua conta do Google. Será através dela que criaremos o seu blog.

A próxima janela apresentada será de boas vindas. O processo foi finalizado e você já pode criar o seu blog.

Criando o blog
Baseando-se pela imagem acima, basta clicar no botão "Voltar para Blogger"pra iniciarmos o processo de criação do blog. Ao fazer isso, você será redirecionado à tela de boas vindas do Blogger.

Agora, bem no final dessa tela inicial, clique em "Continuar para o Blogger".

Na janela seguinte, vá até o botão "novo blog". Clique em cima para começar o processo de criar um blog.

Pronto, estamos quase finalizando. Agora, o próximo passo é escolher o título e o endereço do seu blog.

Ao preencher os campos solicitados na imagem acima e escolher um modelo, basta clicar em "criar um blog" pra finalizar todo o processo e começar a blogar. A janela seguinte confirma a criação do blog, veja;

Pronto, seu blog foi criado.

Criar blog com conta do Google existente
Se você já tem sua conta [ gmail ], basta ir direto à página do Blogger[www.blogger.com/‎] e fazer login pra iniciar o processo de criação do seu blog.


Após preencher os campos "e-mail" e "senha", e clicar em "login" você será direcionado para a tela aonde deverá buscar ao lado esquerdo o botão "novo blog".

Ao clicar no botão "novo blog", a janela seguinte pedirá que você escolha "título" e "endereço/url" para o blog.

Após informar o que foi solicitado, basta clicar em "criar um blog" pra finalizar o processo. A janela seguinte será apenas de confirmação, veja.

Pronto, seu blog foi criado. Porém, a ideia é criar um blog de jornalismo. Então, é preciso trocar o modelo simples em algo próximo de um portal de notícias.

Transformando um blog simples em blog de jornalismo
Precisamos encontrar um layout que seja parecido com um portal de notícias. Nesse caso, recomendo uma busca no BTemplates. Mas, fique à vontade para escolher outro local de modelos grátis.

O BTemplates é completo. Oferece diversos modelos e tudo de graça!
Ao encontrar um modelo, faça o download. Agora, nessa última parte é preciso um pouco de habilidade com HTML. Além disso, salve seu modelo antes de fazer qualquer alteração!

Se não souber fazer o processo de modificação do modelo simples para o que escolheu, deixe seu comentário abaixo ou fale comigo pelo Formulário de Contato.






Comentários: