7 de agosto de 2013



Uma pasta secreta no Facebook tem despertado atenção de milhões de usuários da rede social. A novidade, que tem por objetivo evitar spam, pode revelar algumas surpresas.

No caso de estudantes de jornalismo ou profissionais que usam redes sociais como extensão do perfil profissional, é possível que estejam perdendo algum contato importante.

Ronaldo Lemos, colunista do site da Folha, revelou ao publicar um post sobre o assunto, que "havia pelo menos cem mensagens" em sua pasta secreta. Porém, não detalhou muito. Então, como um bom foca [ow moleque] decidi criar esse post falando detalhadamente da tão comentada pasta secreta do Facebook.

Leia também:
+ Como fazer uma monografia de sucesso em qualquer área
+ 12 dicas para uma matéria jornalística impecável
+ Como excluir um perfil criado na rede social Badoo


As críticas sobre a ocultação da pasta
A pasta acaba passando despercebida porque não recebemos aqueles avisos - pontinhos vermelhos - sobre novas mensagens. Pois esta é mais uma das funções da misteriosa pasta secreta do Facebook: reunir mensagens enviadas por desconhecidos em um lugar diferente de onde ficam as demais. No popular, é dá um chega pra lá em mensagens de pessoas que não "estão" como nossas amigas [risos], mensagens irrelevantes.

Jimmy Chen, que trabalha para a equipe de Mensagens no Facebook, ressalta que a prioridade da rede social é entregar mensagens relevantes. "Nós usamos uma série de factores para determinar o que é mais importante, sendo que a amizade acaba sendo o principal. Se você já é amigo do remetente, ou você tem um amigo em comum, então a mensagem vai pousar em sua caixa de entrada", explica.

O jornalista David Pogue, do "New York Times", quando publicou o post original [em 20 de julho/2013] sobre o assunto, destacou uma possível cobrança por parte do Facebook para entregar uma mensagem de alguém desconhecido à sua caixa de entrada. Porém, tudo é explicado pela "tropa" do Zuckerberg.

Segundo Chem, "a pasta 'outras' já existe há um longo tempo antes mesmo da capacidade de cobrança. O ponto de ser capaz de pagar US $ 1 para entregar a caixa de entrada é que às vezes há casos legítimos onde você iria querer a mensagem de um estranho - por exemplo, você descobriu um amigo perdido há muito tempo, ou você encontrou a carteira de alguém no ônibus " pontua o membro da equipe de mensagens do Facebook. 

A pasta secreta, na verdade, é discreta!
Jornalista tem costume de valorizar uma informação. Afinal, não basta noticia é preciso vender. No caso da web, um título como : Facebook tem mensagens escondidas em 'pasta secreta' acaba despertando a atenção do leitor que acabará clicando pra ler a notícia e, possivelmente, seu acesso poderá ser mais uma estatística de conversão. Não entendeu? Um dia falo sobre isso [risos]!

A Folha,  em levantamento rápido que fiz, parece ter sido o primeiro site no Brasil a falar da pasta secreta.
A grande verdade sobre essa pasta secreta é que ela , na moral, é discreta. Por isso, quase ninguém tem conhecimento dela. Logo, precisamos saber localizá-la. Veja o passo a passo abaixo;

Como encontrar essa pasta secreta do Facebook?
Encontrar a pasta secreta do Facebook com possíveis mensagens importantes, ou não, é muito simples. Como eu disse antes, ela apenas é discreta.

Faça login na sua conta do Facebook normalmente. Em seguida, vá para a opção mensagens. Veja;

Na página seguinte, do mesmo lado em que você clicou em mensagens, aparecerá suas conversas particulares. Então, busque com atenção na parte superior esquerda a palavra "outros". Pronto, eis a pasta secreta do Facebook [risos].

Tem como evitar o envio de mensagens para a pasta secreta?
Sim. Uma forma é ir à opção "quem pode entrar em contato comigo" e escolher a configuração desejada. No entanto, tenha cuidado. Leia atentamente as recomendações do Facebook antes de fazer qualquer modificação na sua conta.

Ao entrar na sua conta, encontre o botão "cadeado". É lá que você pode fazer a modificação. Veja;



Conclusão
A Central de Ajuda do Facebook esclarece sobre diversas dúvidas de usuários da rede, porém quase ninguém perde tempo lendo o conteúdo. Então, aceite um conselho: estudantes de jornalismo precisam ser curiosos. 

Caso queira saber mais sobre configurações de recebimento de mensagens no Facebook, leia o tópico "gerenciamento de mensagem" na Central de Ajuda do Facebook.

*Com informações da Folha de S.Paulo, Central de Ajuda do Facebook e Pogue's Posts, blog do New York Times

Você já conhecia a pasta secreta do Facebook? Compartilhe nos comentários como foi sua descoberta e se encontrou mensagens por lá.






Comentários: