12 de agosto de 2013



Segundo Lage apud Coimbra (1993, p. 9): “enquanto a notícia cuida da cobertura de um fato ou de uma série de fatos, a reportagem faz um levantamento de um assunto, conforme ângulo preestabelecido”. E, segundo Medina, “o que distingue a notícia da grande reportagem é o tratamento do fato jornalístico, no tempo de ação e no processo de narrar”.

A notícia também se caracteriza pela sua organização textual específica ou estrutura composicional, a qual permite que a identifiquemos e a distingamos de outros textos, jornalísticos ou não.

Leia também:
+ O que é pauta jornalística?
+ O que é pirâmide invertida no jornalismo
+ O que é escalada no jornalismo
+ O que é gancho no jornalismo
+ O que é lide ou lead no jornalismo

Foto/ reprodução


Um resumo sobre notícia e reportagem
Resumidamente, notícia é algo rápido sem muitos detalhes. Reportagem, geralmente, tem o tempo de duração maior. Ratificando, Pollyanna Honorata Silva, da Universidade Federal de Uberlândia, diz em trabalho científico que toda reportagem é uma notícia, porém, mais elaborada.

Se você ainda continua com dúvida sobre o assunto, recomendo a leitura do artigo "Os gêneros jornalísticos e a notícia", trabalho de Pollyanna Silva.

O artigo faz um levantamento das categorias de texto presentes dentro da esfera de atividade jornalística, ou dentro da comunidade discursiva jornalística, segundo a teoria tipológica de Travaglia (2003b); caracteriza essas categorias de texto, classificando-as como jornalísticas ou não-jornalísticas e, ao final, apresenta uma definição do gênero notícia, uma categoria de texto considerada o gênero base do jornalismo.

Leia o artigo completo > clique aqui








Comentários: