2 de agosto de 2013



Compartilho com você duas dicas que irão, sem sobra de dúvidas, ser um divisor de águas na hora de desenvolver como Trabalho de Conclusão de Curso uma monografia em jornalismo. 

Somos sabedores da dificuldade e pressão impostas pelo temido TCC. O processo que deveria refletir o nosso aprendizado durante os quatro anos de curso, acaba sendo um verdadeiro terror. É um verdadeiro "deus nos acuda" [risos]. Sendo assim, é bom que saibamos como fazer uma monografia, especialmente, em jornalismo!

Portanto, recomendo: 

> E-book "Como fazer uma monografia de sucesso", produzido pela equipe do sobreadministração.com
> Livro "O passo a passo da monografia em jornalismo", de autoria de Nemézio Amaral Filho

Leia também:
+ Como fazer uma entrevista jornalística melhor
+ Como fazer um artigo de opinião
+ Como redigir um lead melhor
+ Qual a importância de um blog pra estudantes de jornalismo
+ O que fazer para desenvolver uma boa redação
+ Você busca boa nota ou conhecimento?
Conhecendo o livro de Nemézio Filho
O passo a passo da monografia em jornalismo é de autoria de Nemézio Amaral Filho, baseado em sua experiência obtida como professor-orientador de monografias na Universidade Estácio de Sá.

A obra explica, de forma simples e descontraída, o caminho para que a monografia passe a ser uma ótima oportunidade para que mostremos o nosso potencial, dentro e fora da universidade. As 128 páginas são uma verdadeira aula sobre como fazer uma monografia em jornalismo!

Além de dicas para fazer uma boa monografia e explicação das principais metodologias de pesquisa em Jornalismo, o livro conta com o prefácio de Muniz Sodré e “orelha” de Cristiane Costa, ambos professores da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

"Este passo a passo da monografia em Jornalismo de Nemézio é, na verdade, um passo a passo da pesquisa em jornalismo a ser desenvolvida por estudantes de graduação. Trate-se de uma abordagem original, inédita - já que até agora ninguém se havia disposto a abordar o assunto com tal clareza. Chega em muito boa hora." [Muniz Sodré - Professor Titular da UFRJ]
Em entrevista ao blog do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da UFRJ, Nemézio destacou que a construção de objeto e problema de investigação são as maiores dificuldades dos alunos de Jornalismo durante a monografia. Por isso, estes tópicos têm atenção especial no livro.

O autor ainda destaca os erros mais comuns que os graduandos cometem durante a produção da monografia;
  • o gigantismo dos temas abordados; 
  • a falta de disciplina durante o período de redação e pesquisa para o trabalho;
  • o descuido nas normas de redação de um texto acadêmico;
  • a tentativa de pular etapas necessárias e confundir texto acadêmico com jornalístico e ineficazes tentativas de plágio.

O que uma boa monografia pode trazer para o aluno?
Segundo o autor, Nemézio Filho, pode funcionar como cartão de visita para o mercado e/ou para um futuro acadêmico. Além disso, se levada a sério em algo que efetivamente interesse ao aluno – e não tema escolhido apenas “porque a monografia tem que ser feita” – pode lhe dar algo para levar para a vida, por exemplo, a capacidade de superação.

Como comprar o passo a passo da monografia em jornalismo?

O passo a passo da monografia em jornalismo está disponível, por exemplo, na Livraria Travessa.

Conhecendo o E-book produzido pela equipe do sobreadministracao.com

O e-book Como fazer uma monografia de sucesso é disponibilizado através de página específica. Para conhecê-lo melhor, basta ir ao site www.comofazermonografia.com

Ajudinha extra
Recomendo que você conheça o site do professor José Antonio Meira da Rocha. Ele é professor de Jornalismo Gráfico da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte-RS (UFSM/CESNORS), campus de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.

Entre os muitos assuntos que ele aborda e disponibiliza gratuitamente, estão;

Gostou do conteúdo do Ferramentas Foca? 
Deixe seu comentário ou envie sugestão através do Formulário de Contato.






Comentários: