12 de julho de 2013



O Ferramentas Foca foi destaque em matéria publicada no site do jornalista Gabriel Toueg. A reportagem reuniu vários blogs que servem de suporte pra quem gosta de aprender sobre jornalismo e suas técnicas.

A repórter Marina Cardoso fez um levantamento e, utilizando-me de suas palavras, "selecionou para o GT:Jor alguns blogs já consolidados entre estudantes e principiantes, feitos por focas, por jornalistas profissionais e por grandes veículos da imprensa brasileira".

Leia também:
Como fazer uma monografia em jornalismo
O que é clipagem no jornalismo
Como produzir uma boa redação jornalística


Utilizando-me do "mote" de uma grande campanha publicitária digo; saber que tem muita gente acompanhando e curtindo as postagens do blog, não tem preço! [risos]

A matéria de Marina Cardoso, também redatora do Óbvio e Atual, ficou super legal. Portanto, indico a leitura da matéria completa em que o Ferramentas Foca foi citado.

Quem é Gabriel Toueg?


Gabriel Toueg é, segundo descrição em seu blog, "jornalista de São Paulo daquela época em que no Brasil o diploma de jornalismo era ainda coisa obrigatória para atuar na profissão (o que nem faz tanto tempo e não faz o menor sentido!)"

Em sua descrição no blog, ele diz que passou pela comunicação corporativa e, também, pelo Oriente Médio. "Durante sete anos, morei em Israel, visitei Palestinas, Egito e Jordânia e trabalhei como correspondente freelancer para diversas publicações. Também sou internacionalista" explica o jornalista.

Qual o objetivo do blog Gabriel Toueg?
A melhor pessoa pra falar sobre o objetivo do blog é o próprio Gabriel. Então, recorrendo mais uma vez às suas palavras ele explica que "a ideia desse site é reunir alguns dos meus textos e áudios, além de opiniões sobre alguns assuntos profissionais. Mas a ideia é também conversar com colegas e leitores sobre questões da profissão, sobre o Oriente Médio, sobre coisas de que gostamos, sobre livros que leio e sugiro, sobre boas práticas e boas ideias para jornalistas e sobre as palestras que dou a alunos de jornalismo… E também tem aqui: meu currículo, os veículos que já publicaram meu trabalho, perguntas comuns de leitores…" finaliza.

Como o Ferramentas Foca foi parar em matéria do blog Gabriel Toueg?
O blog Gabriel Toueg tem uma categoria definida como "Foca na Sexta", que faz parte do projeto "Para o Foca". A ideia do "foca na sexta" é abrir espaço para que estudantes de jornalismo publiquem textos sobre o mercado de trabalho, a formação acadêmica, a profissão, desafios e inovações.

Marina Cardoso participou e decidiu escrever sobre blogs. Logo, em sua pesquisa, encontrou o Ferramentas Foca e entrou em contato comigo e outros estudantes/profissionais que mantêm blogs. O resultado você confere na matéria "Blogs ajudam iniciantes no jornalismo".






Comentários: