21 de junho de 2013



O que é notícia tem sido uma indagação estudada por inúmeros teóricos em busca de uma definição plausível. Em poucos minutos de leitura sobre o assunto deparei-me com uma dezena de respostas. Umas genéricas, outras contraditórias e ainda algumas radicais. 

O fato é que pra chegarmos a uma boa notícia precisamos de uma boa pauta, ou não. Essa pauta, por sua vez, pode ser quente ou fria. Logo, esse é um assunto extenso e que já abordei um pouco no blog. Agora, vamos nos voltar para entender o que vem a ser notícia.

Leia também:
+ Como fazer uma monografia em jornalismo
+ O que é pauta no jornalismo
+ O que é pauta fria no jornalismo


Notícia é um formato do jornalismo 
Pra chatear alguns inimigos da wikipédia [risos], começo com a definição de que notícia é "um formato" utilizado pelo jornalismo para divulgar um acontecimento. Só que, como falei, professores condenam a enciclopédia livre. Então, vamos às definições de teóricos.


Créditos: Google Imagens

O que os teóricos dizem 
Uma frase famosa nas universidades de jornalismo e em redações diz que "notícia é um homem tacar os dentes no cão (Charles Anderson Dana -1819-1879)" [minha versão, risos]. Em outras palavras "notícia é um fato atual com interesse geral" (CARDET, 1979:38/39), sendo "capaz de despertar a atenção e curiosidade de um grande número de pessoas" (AMARAL, 1982:60).

Nilson Lage ao arrolar [oh, sem sacanagem] algumas definições clássicas citou que "notícia é tudo o que o público necessita saber ..."(Colliers Weekly). Porém, Ronaldo Henn destaca no seu livro Pauta e Notícia, que Nilson Lage concorda com o fato de que a maioria dessas afirmações são ingênuas, genéricas e nenhuma consegue determinar de maneira única seu objeto.


Notícia é uma mercadoria, um produto comercializado 

Mas, uma definição chamou minha atenção e ganhou minha simpatia. Ciro Marcondes sustenta que a "notícia é a informação transformada em mercadoria". E completando, M. Vásquez Montalbán afirma que trata-se de "um produto comercializado e industrializado". Pronto, eis a melhor definição.

Vivemos em um período em que já não podemos apenas peguntar o que é notícia, precisamos indagar sobre o seu valor mercadológico. Isso é fato. Nenhum jornal tem sua capa estampada com uma manchete só porque a população precisa daquela informação. O que a sociedade precisa, é comprar a notícia.


O que eu penso 
Eu sigo na linha de pensamento do Ciro Marcondes. Notícia é dinheiro. Ta aí minha definição. A lista dos critérios de noticiabilidade está incompleta, falta o "valor comercial". A notícia deve ser vendável! Mas, eu não sou nenhum teórico [risos].

O que diz Erbolato sobre notícia
Segundo ele, "as notícias são a matéria-prima do jornalismo, pois somente depois de conhecidas e divulgadas é que os assuntos aos quais se referem podem ser comentados, interpretados e pesquisados, servindo também de motivo para gráficos e charges" (Erbolato, p.35)

O que é notícia de forma resumida e sem nuances 
O Manual de Jornalismo de Anabela Gradim, define que notícia "refere-se a textos eminentemente informativos, relativamente curtos, claros, diretos, concisos, e elaborados segundo regras de codificação bem determinadas: título, lead, subtítulos, construção por blocos, e em forma de pirâmide invertida". Pronto, eis a definição simples e que não deixa dúvidas.






Comentários: