17 de junho de 2013



O Google Alerts passou por atualizações, veja como usá-lo: Como fazer clipping com Google Alerts

Monitorar publicações de notícias na internet é simples e fácil quando utilizamos o Google Alerts, um serviço que nos informa sobre novas publicações na web. Através desse serviço você é informado por e-mail quando determinada notícia é publicada. Para apresentar esse sistema de monitoramento do Google eu fiz uma brincadeira em forma de texto. Veja como ficou e aprenda a monitorar notícias na web.

Atualmente vivenciamos um novo jeito de fazer jornalismo. A informação é 'processada não só rapidamente, mas em grande escala quantitativa' [LÉVY, Pierre].

Leia também:
+ Como fazer clipagem digital usando Google Alerts
+ 5 serviços do Google úteis para estudantes de jornalismo
+ O que é clipagem ou clipping
+ O que faz uma Assessoria de Imprensa
+ 15 melhores cursos de jornalismo no Brasil
Importância de um blog para estudantes de jornalismo

O fluxo de notícias disseminadas pela web é tão grande que Ignacio Ramonet Míguez afirma que “passamos de um mundo do jornalismo para um mundo do imediatismo, do instantaneísmo".

Porém, ele completa dizendo que diante de todo esse processo "não há tempo para estudar a informação". Nesse ponto, ele errou. Tudo bem que o jornalismo hoje é imediatista. Agora, dizer que não há tempo para estudar a informação é desconhecer o sistema de alertas do Google [risos].

Com o Google Alerts você pode monitorar o que quiser na web. Por exemplo, é possível usar os Alertas do Google para:

  • Descobrir o que estão falando sobre uma empresa ou produto. 
  • Monitorar as notícias sobre um fato em andamento. 
  • Manter-se informado sobre um concorrente ou um setor. 
  • Obter as últimas notícias sobre uma celebridade ou equipe esportiva. 
  • Descobrir o que estão falando sobre você. 
Como funciona?
É simples. Ao inserir uma consulta de seu interesse, os Alertas do Google fazem uma varredura em busca de novos resultados. Caso existam, eles vão direto pro seu e-mail.

Aprenda a criar um alerta
O serviço é interessante pra todos, em especial, para estudantes de jornalismo ou profissionais. Portanto, merece um test drive [risos]. Abra a página do serviço e siga o passo a passo mostrado nas imagens a seguir.






Após preencher todos os campos com os dados necessários, basta clicar em "Criar Alerta". Detalhe, se você estiver logado em sua conta do Google o processo finaliza nesta ação. Porém, se o e-mail utilizado não for Gmail, é preciso ir até a caixa de entrada do e-mail cadastrado e confirmar o processo. Pois é exatamente essa a solicitação do Google, veja;




Pronto, agora é só seguir o que foi solicitado e aguardar. Todos os resultados sobre sua consulta serão enviados para o seu e-mail.








Comentários: