8 de junho de 2013



Quando comecei a navegar por alguns blogs e sites eu não tinha ideia da importância das minhas ações dentro deles. Por isso, nunca liguei muito pra tal coisa da interação ou participação do leitor [risos].

Eu jamais deixava comentário em algum post, por mais bom que fosse, não clicava nos botões de redes sociais [aqui do lado esquerdo tem alguns] e jamais assinava a newsletter. Sempre visitava blogs e sites, mas nunca interagia. Eu ficava naquela do "tanto faz como tanto fez"!

Leia também:
Qual a diferença entre notícia e reportagem
Qual é a arma de um jornalista
Qual o combustível de um profissional de sucesso
Qual a diferença entre fotografia e fotojornalismo
Qual a importância de um blog pra estudantes de jornalismo

O tempo passou e acabei descobrindo o quanto é importante deixar um comentário, clicar em botões de redes sociais e, principalmente, assinar a newsletter. Agora, quero dividir com você minha opinião sobre essas 3 ações tão importantes.

A importância dos comentários no blog
Ao final de cada postagem você encontrará uma caixa de comentários. Utilize-a para deixar sua crítica, opinião, elogios ou sugestão. Eis a principal importância do seu comentário!

É através de um comentário que podemos elogiar, criticar ou sugerir alguma coisa. Aqui no Ferramentas Foca eu disponibilizo a oportunidade de você "se mostrar" pra outros visitantes. 

Quando digo isso, refiro-me ao fato da possibilidade de deixar um link [pode ser da sua rede social, blog ou site] anexado ao seu nome. Assim, todos conhecerão você e seu trabalho a partir de um simples comentário deixado ao final de uma postagem!

Como comentar de forma otimizada

A caixa de comentários ganhou essa nova versão, mas o passo a passo continua valendo

Após digitar o seu comentário, clique na opção "comentar como" e selecione para comentar usando "Nome/URL". Veja na imagem abaixo;

  • Passo 1



  • Passo 2




Logo, aparecerá uma nova janela solicitando seus dados. Preencha os campos indicados e clique em continuar. Observe;

  • Passo 3


  • Passo 4
Lembre-se, coloque o seu nome e link [pode ser do seu facebook, twitter, site, blog, etc] 


Agora, feito o processo indicado, o seu nome aparecerá acompanhado do link que você inseriu. Veja;

  • Passo 5
Ao clicar no botão continuar (Passo 4), após colocar seu nome e URL, essa será a imagem que você vai ver.


Na fase final basta digitar seu comentário e clicar em "Publicar". Observe;





E se você não quiser colocar URL? Não tem problemas. No entanto, nos próximos comentários siga esse passo a passo para evitar comentários de forma anônima. Algo ruim tanto pra mim, que não vou saber quem comenta, quanto pra você que deixa de fazer contatos com outras pessoas que visitam o blog e o mais importante, se você tem site ou blog, deixa de fazer a propaganda dele.

A importância dos botões de redes sociais (Twitter, Facebook, +1, Enviar)
Sempre ouço alguém dizer que "uma mão lava a outra". Então, clicar em botões de redes sociais disponíveis em alguns sites ou blogs é uma forma de você retribuir por alguém ter escrito algo que te serviu. 

Por exemplo, o Ferramentas Foca busca contribuir com estudantes de jornalismo e blogueiros através de dicas e opiniões. Uma vez servindo pra você, não custa nada clicar em um dos botões de redes sociais. Assim, você ajuda o blog a continuar crescendo. [Que tal fazer isso agora?]


Aqui no blog, esses botões estão localizados dentro das postagens e encontram-se ao lado esquerdo do seu monitor. Agora mesmo, basta olha do ladinho pra ver o box flutuante com os botões Twitter, G +, Curtir e Enviar do Facebook.
A caixa flutuante com os botões das redes sociais sempre aparece quando você entra em um novo post

A importância de você assinar a Newsletter do Ferramentas Foca
Newsletter nada mais é do que uma forma de você receber por e-mail as atualizações de determinado blog ou site. Essa é uma maneira bem mais interessante de acompanhar suas páginas favoritas. Melhor que favoritar na barra de pesquisa! Portanto, recomendo; assine a newsletter dos blogs e sites que você gosta.

Se você tiver interesse em assinar a Newsletter do Ferramentas Foca, basta seguir o "passo a passo para assinar a newsletter". 


Conclusão
Bom, espero que você tenha gostado dessas dicas. Agora, é só praticá-las.

Um abraço e até breve!

Que tal deixar o teu comentário sobre essas dicas? 






Comentários: