O objetivo do gancho no jornalismo é muito mais que justificar uma reportagem. Trata-se de fazer um relacionamento do fato com o dia a dia.

Em outras palavras, gancho é o enfoque determinante que justifica e sustenta qualquer texto no jornalismo, nos mais diversos formatos ou suportes. Resume-se a uma escolha - a informação que merece maior destaque.

"Gancho, além de se vincular totalmente ao período da edição na qual se insere e dar a sensação de que a notícia é atual, também motiva a construção do chamado lead, o parágrafo introdutório de uma unidade noticiosa. [...] Em qualquer parte do jornal existe a coerção de achar elementos de atualização para hierarquizar certos fatos (os “ganchos” jornalísticos) que construam uma ponte com o cotidiano, com algo que o leitor sinta que “está acontecendo”, que é atual" (HERNANDES, 2005, p.76)

Leia também:
+ Quantos e quais são os tipos de lead no jornalismo
+ Qual o combustível de um profissional de sucesso
+ Qual a importância de um blog pra estudantes de jornalismo
+ O foca Pedro Rodrigues compartilha suas experiências
+ Você busca nota ou conhecimento
Um recente trabalho que desenvolvi na universidade tinha por objetivo apresentar pautas ao professor. Uma delas foi sobre o trânsito de Teresina (PI). Quando decidimos apresentá-la, eu e um colega nos perguntamos porque seria importante abordar o tema. Elencamos, então, pontos que justificassem a pauta;
  • superlotação das vias públicas 
  • engarrafamento constante 
  • falta de estacionamento 
  • "privatização" de espaço público por "viciados" 
  • preços abusivos de estacionamentos rotativos existentes, etc. 
Observe que a pauta era algo do dia a dia. Então é isso, o gancho liga a pauta à realidade enfrentada pela sociedade.

"Informação que pode gerar uma notícia ou reportagem. Não deve ser confundida com suíte, que é o desdobramento de um mesmo assunto. Gancho é o que puxa o assunto para a atualidade" (JORGE, 2008, p.225)

Para entender mais sobre o assunto, recomendo a leitura do artigo  Onde está o gancho?, disponibilizado no intercom. Veja também esse resumo.



Advertência
Esse texto não pode ser a única referência no seu aprendizado, busque outros e bons estudos!

Gostou do conteúdo do Ferramentas Foca? 
Deixe seu comentário ou envie sugestão através do Formulário de Contato.

Tópico: Ferramentas Foca







Comentários: