6 de maio de 2013



Uma forma simples de conhecermos um pouco mais sobre técnicas do jornalismo é através da leitura de manuais de redação e estilo. Embora o manual da folha diga que “um bom texto jornalístico depende, antes de qualquer coisa, de clareza de raciocínio e domínio do idioma", acredito que precisamos acrescentar uma dose de técnicas do jornalismo.

Acredito que estaremos no rumo certo se conciliarmos esses três ingredientes; clareza de raciocínio, domínio do idioma e conhecimento das técnicas do jornalismo. Logo, é preciso que tenhamos acessos a leituras que possam contribuir para esse aprendizado. No entanto, às vezes temos dificuldade de encontrar um material de qualidade. Por isso estou disponibilizando, logo abaixo, os principais manuais de redação e estilo que costumo estudar. Baixe-os e boa leitura!

Leia também:
+ 1.000 livros sobre comunicação para download
+ Quantos e quais são os tipos de lead no jornalismo
+ Qual o combustível de um profissional de sucesso
+ O que fazer para desenvolver uma boa redação
+ O que é mais importante: Nota ou conhecimento

Manual de Redação da Folha de São Paulo
Nem preciso falar sobre a importância desse material. Muitos dos meus professores costumam indicá-lo em sala de aula e, de fato, é um importante suporte pra gente. No entanto, nunca achei um link para baixá-lo por completo. Porém, é fácil acessá-lo diretamente no site da Folha.

Acessar Manual da Folha

Manual de Redação e Estilo do Estadão
O meu preferido. Costumo utilizá-lo sempre que bate uma dúvida. Esse manual apresenta muito mais que um conjunto de técnicas do jornalismo. A última edição nos presenteia com três novos capítulos. O primeiro abordando o uso correto da crase; o segundo apresenta 100 erros comuns do nosso idioma e, por fim, esclarece a pronúncia de algumas centenas de palavras sobre as quais costuma haver dúvidas, indicando onde recai o acento e se o som é aberto ou fechado. Portanto, leia o Manual do Estadão.

Download

Manual de Redação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Desenvolvido para auxiliar estagiários da própria Universidade, que produzem matérias para o portal da instituição, o Manual de Redação acaba sendo uma “aula” para quem busca novos conhecimentos sobre a escrita jornalística. Pra quem busca conhecer as regras da escrita de matérias de assessoria, esse manual é uma "mão na roda".

Download

Manual de Jornalismo
Esse manual de Anabela Gradim é leitura obrigatória pra gente. Ele aborda detalhadamente tudo sobre nossa área. Dispensa qualquer apresentação, por isso digo; leia-o imediatamente!

Download

Conclusão
A leitura é algo importante pra todos. Então, vamos aproveitar nosso tempo livre pra buscarmos novos conhecimentos ou simplesmente tirarmos dúvidas. Aconselho (e vale pra mim também) a todo e qualquer estudante de jornalismo que busque aprender fora da sala de aula. Uma forma simples é através do contato com livros, apostilas e manuais que tratem de temas relacionados à nossa área.

Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: