1 de maio de 2013



A diferença entre fotografia e fotojornalismo está no fato de que a primeira é, segundo Cláudio Kubrusly, a "possibilidade de parar o tempo, retendo para sempre uma imagem que jamais se repetirá". Fotojornalismo, por sua vez, é uma especialização do jornalismo. Porém, acredito que você quer mesmo é saber a diferença entre fotografia (comum) e foto jornalística.

A fotografia é, de fato, como disse há pouco; "a possibilidade de parar o tempo, retendo para sempre uma imagem que jamais se repetirá".

A fotografia jornalística é aquela que busca mostrar muito mais que uma bela imagem ou registro de um momento. Ela tem valor informativo. A fotografia jornalística busca narrar fatos e acontecimentos da atualidade de um ângulo diferente de fotos tradicionais.

Diria ainda que a principal diferença de uma fotografia qualquer para uma imagem jornalística, está no fato da instantaneidade. Uma fotografia comum a gente repete poses até pegar a melhor foto, no fotojornalismo o acontecimento ou fato não se repete, é único.

Certa vez um professor disse; "fazendo pose, olhando pra câmera é fotografia". Ou seja, o fotojornalismo busca reter imagens reais com naturalidade para expor fielmente o acontecimento, sem "caras e bocas".

Para finalizar destaco a definição de Jorge Pedro Sousa, "a fotografia jornalística mostra, revela, expõe, denuncia, opina. Dá informação e ajuda a credibilizar a informação textual".

Qualidades que um fotojornalista precisa ter
De acordo com Jorge Pedro Sousa, é preciso que um profissional tenha sensibilidade, capacidade de avaliar as situações e de pensar na melhor forma de fotografar, instinto, rapidez de reflexos e curiosidade.

Gostou? Continue aprendendo sobre esse assunto através do livro "Fotojornalismo - Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa"


Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: