22 de maio de 2013



Como fazer um artigo de opinião é o que vamos abordar nessa postagem. Apresentarei aqui um pouco da minha opinião sobre o assunto e espero ajudar-te de alguma forma. O fato é que todos nós temos opinião sobre determinado assunto. Mas, como produzir um artigo? Verdadeiramente, qualquer pessoa, escolarizada, pode escrever um artigo de opinião. Pra isso, basta lembrar que uma boa redação depende de leitura e prática

Introdução
Ninguém precisa estudar jornalismo ou português para produzir bons textos opinativos. O que se requer é conhecimento daquilo que você deseja escrever. Afinal, a máxima é que só escreve bem quem domina o assunto! E nesse caso, é ainda mais importante pelo fato de que por ser um artigo de opinião, sempre é mais passível de contestação. Em outras palavras, para amenizar as críticas é bom que você elenque direitinho suas ideias.

+ 15 modelos para currículo profissional de sucesso

Leia também:
Jornalista, saiba utilizar a sua arma
O segredo para escrever cada vez melhor

O processo de produção de um artigo de opinião não é muito fácil, tanto por tudo que já falei quanto pela questão da escrita. Um português "bem dizido" é detalhe que não pode passar despercebido. Porém, a recompensa do seu esforço pode ser  a publicação do resultado final por algum grande jornal. Uma conquista interessante pra quem faz jornalismo! Mas, se fizer um ruim e quiser vê-lo publicado basta ter QI. Esse é um dos motivos por eu não ter nenhum publicado. Falta alguém Que Indique [risos]. O outro é que ainda não me arrisquei a escrever algo relevante a ponto de merecer destaque. Tenho dedicado-me a escrever meras linhas com o objetivo de treinar minha escrita e, assim, dividir um pouco do meu aprendizado com você.

Já que até aqui tenho mostrado o que acho sobre o tema e você continua lendo, vou aproveitar e concluir meu pensamento. Até porque a alegria de quem tem um blog é saber que alguém anda lendo seus textos! Então, "brigadão".

Continuemos. Alguns pontos precisam ser bem definidos. Um artigo de opinião sempre é encontrado em jornais, revistas, rádio, televisão e até aqui na internet. Recomendo que acompanhe, por exemplo, a página do O Globo destinada, exclusivamente, para esse fim - publicar artigos de opinião. Outro detalhe sobre a produção de artigo é a necessidade de apresentarmos bons argumentos no decorrer do texto. Afinal, o objetivo é convencer o leitor sobre o que você pensa.

Existem outras dicas para a produção de um bom artigo de opinião, mas digo que antes de você ficar se preocupando com elas é melhor começar a ler e escrever. Pois é lendo que a gente também aprende. Acredito nisso. Então, deixo a dica; leia artigo, leia artigo, leia artigo. Uma outra forma é praticar. Inclusive já falei sobre a importância da teoria aliada à prática. 

Portanto, lembre-se que escrever bem é consequência de muita leitura e prática. Ninguém consegue se tornar um bom escriba, sem praticar. Então, vamos começar. Eu já dei o ponta pé inicial quando falei sobre o problema da educação brasileira. [Procrastinação, a culpada pela educação ruim no Brasil

Advertência
Esse texto não pode ser a única referência no seu aprendizado, busque outros e bons estudos! (Epifanio Santos)


O que você achou? Se gostou, clica em um desses botões de redes sociais [aqui do lado esquerdo, olha!] ou deixe sua opinião nos comentários.






Comentários: