1 de maio de 2013

Como escrever melhor?



Todos nós precisamos lapidar nossa escrita. Estudantes de jornalismo, blogueiros, professores ou pessoas comuns tornam-se reféns da dúvida quando precisam grafar uma palavra ou frase e não sabem o certo. 

No caso de futuros jornalistas, cada vez mais eles serão cobrados por um bom texto ou uma boa matéria. Blogueiros também não ficam pra trás, seus posts precisam de uma boa redação. Afinal, ninguém gosta de ler algo mal redigido. 

Porém, quais são os segredos para a produção de uma boa matéria jornalística? O que você deve fazer para escrever melhor? Manuais de redação e estilo ajudam em alguma coisa? 


Essas são algumas das dúvidas que permeiam nossas mentes e às vezes ficamos sem respostas. Ou ainda, adquirimos falsas respostas. Nessa postagem mostro o que acredito ser importante para melhorarmos nossa escrita.

Adquira o hábito de ler
Pergunte pra uma pessoa com dificuldade de escrever sobre um determinado assunto, se ela já leu algum material relacionado ao tema. É provável que ela diga que nunca leu nada sobre o que tenta escrever. Mas, no caso de mulheres, pergunte se ela é capaz de redigir um resumo sobre o último capítulo de uma novela. Ela não só dirá que é capaz, como escreverá facilmente. Observe, é mais fácil escrever sobre o que conhecemos. Ninguém escreve sobre o que nunca leu, viveu, ouviu, etc. 

Desse modo, precisamos melhorar nosso hábito de leitura. Busquemos conhecimento nos mais variados meios de comunicação. Vamos adquirir, caso não tenhamos, o hábito de ler de tudo um pouco. Essa é uma regra de ouro pra qualquer pessoa, em especial, estudantes de jornalismo e blogueiros.

Adquira o hábito de escrever
Tem gente querendo redigir um bom texto, mas só escreve uma vez no ano. Paciência! Escrever é praticar. Tudo na nossa vida é assim. Se você tem um blog, veja seus primeiros textos. Muita coisa mudou. 

No caso de estudantes de jornalismo, a evolução na escrita é perceptível ao analisar uma matéria antiga com uma mais recente. Então, vamos redigir mais. É praticando que vamos aprimorar a arte de escrever! 

Estude manuais de redação e estilo
Depois de muita leitura e prática é preciso conhecer as regras. Aconselho que estude manuais de redação e estilo. Eles são ótimos para quem busca conhecer as regras de uma boa redação jornalística. Ah, busque também aprender as regras básicas de uma boa gramática! 


Advertência
Esse texto não pode ser a única referência no seu aprendizado, busque outros e bons estudos! (Epifanio Santos)

Tópico: Ferramentas Foca





Comentários: