A matéria fria é aquela que pode ficar na gaveta um tempinho até que seja publicada. É o material utilizado para "tapar buraco" em uma edição, por exemplo, de jornal impresso. Porém, uma coisa preciso destacar, não é tão simples de se fazer.

Alguns estudantes de jornalismo imaginam que a produção de uma pauta fria é bem mais tranquila que uma quente. Só que não é por aí. Tudo bem que existe um tempo maior, mas é justamente esse tempo que complica, ou não. Faz é ajudar. Por haver essa liberdade de trabalhar com calma, você será cobrado para apresentar algo impecável. Incluindo um bom texto!



O legal da pauta fria é a liberdade de inovar na escrita, pois você não precisa seguir a "droga da pirâmide invertida". Algo chato que engessa completamente o texto e acaba contribuindo para que o leitor pare após o primeiro parágrafo. Em alguns casos, ainda é possível ler o segundo. Isso acontece devido ao tal negócio de se responder às perguntas do lead. Ora, se o jornalista disse tudo nos primeiros parágrafos, faz sentido eu ler o resto? Afinal, ele só vai detalhar o que já foi dito. No caso de jornalismo impresso, vai encher o texto de 'acessórios' (em outras palavras encher linguiça).



Leia também: 
O que é pauta jornalística
O que é lide no jornalismo
Veja um exemplo de matéria fria no jornalismo


É com a produção de uma pauta fria que você percebe seu grau de criatividade na produção de textos, não que a quente não possibilite (embora seja difícil). Portanto, ressalto que uma notícia fria jamais será tão fácil de ser feita, pois requer uma riqueza de detalhes e, repito, criatividade e apuração inigualável. Basta você ler grandes revistas para perceber a qualidade e riqueza do texto!

Enquanto a pauta quente te pressiona quanto ao tempo (relógio/hora), a fria vai te matar, torturar e até tirar o sono, quanto ao que você tá escrevendo. Logo, concluo que a produção de uma matéria fria é bem mais prazerosa. O frio na barriga é diferente!

Advertência
Esse texto não pode ser a única referência no seu aprendizado, busque outros e bons estudos! (Epifanio Santos)


Agora diga o que você pensa sobre a produção de uma pauta fria. Deixe seu comentário abaixo!

Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: