24 de abril de 2013



No geral, nossa vida é diariamente pautada, ou seja, cheia de compromissos. Quando você acorda já tem tudo planejado, e por ordem de relevância! Temos os compromissos inadiáveis (quentes) e aqueles que podem esperar um pouquinho (frios). Nesse contexto, temos um sentido de pauta.

No jornalismo não é muito diferente, a pauta serve para guiar o jornalista na produção da matéria, assim como sua vida é guiada pelos compromissos. Digo que a pauta é cão-guia para que o repórter trate determinado assunto da melhor forma possível, separando a notícia inadiável daquela que pode esperar.

Em outras palavras, a pauta pode ser considerada como uma amiga de qualquer repórter que busque uma boa matéria.

+ 15 modelos para currículo profissional de sucesso

Leia também:
+ O que é uma nota no jornalismo
+ O que é clipagem no jornalismo
+ O que é furo jornalístico
+ O que é pirâmide invertida no jornalismo
+ O que é escalada no jornalismo
+ O que é gancho no jornalismo
+ O que é lide ou lead no jornalismo


A finalidade da pauta
No jornalismo, a pauta rege o trabalho do jornalista orientando-o na edição. Algumas redações de jornais e rádios possuem o chamado livro de pauta. É nele que ficam todas as dicas de pautas que podem gerar um boa matéria.

A função do pauteiro
Em nossa vida diária a gente planeja tudo. Aonde vamos, que contas vamos pagar, o que vamos comprar, etc. No jornalismo é mais ou menos assim. Uma pessoa escolhida, serve para definir temas, indicando como abordá-lo.

O tempo passou e a coisa mudou. Hoje, o pauteiro é o próprio repórter. Ele acaba seguindo o estilo do quadro do Domingão do Faustão, se vira nos trinta (pensa na pauta, executa, tira foto, produz o texto, revisa e publica). Em outras palavras, estudante de jornalismo precisa, antes de qualquer coisa, aprender a assoviar chupando cana! Prepare-se.

O que tem em uma pauta?
Detalhes. Uma boa pauta deve conter o resumo do acontecimento; o que o repórter terá que abordar; o posicionamento da emissora sobre o assunto e dados e não esqueça de colocar nome, cargo ou função do entrevistado; hora, data e local da entrevista. E um detalhe importante, nunca forneça apenas uma fonte! (e se ela morrer? risos) Indique no mínimo três no caso de jornalismo impresso.

Quais os tipos de pauta
Só existem duas quanto à oportunidade; fria e quente. [depois explico sobre "quanto à oportunidade]

Então é isso, espero que tenha gostado de saber um pouco mais sobre a pauta no jornalismo (se não gostou, clica no botão com x no canto direito superior, risos)

Se quiser entender melhor sobre a pauta no jornalismo, recomendo o documentário "Da pauta ao telespectador". Nele, profissionais como, por exemplo, Roberto Kovalick, Sonia Bridi, Mirian Leitão, Roberto Cabrini, entre outros, dão dicas e falam sobre os bastidores da produção de uma reportagem.

Advertência 
Esse texto não pode ser a única referência no seu aprendizado, busque outros e bons estudos!

Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: