29 de abril de 2013



Às vezes a gente se encontra na situação de escolher um caminho a seguir e essa "tomada de rumo" nem sempre é simples.

Tratando-se de carreira profissional é comum que esteja indeciso. Afinal, quem nunca ficou sem saber por onde ir ou tenha se perguntado sobre qual o caminho para o sucesso profissional? Todos já passaram por isso, tenha certeza! Hoje é você quem tem dúvida, amanhã será outra pessoa. Mas, qual o segredo para acertar o caminho?

Nesse artigo espero contribuir com sua decisão. Não será eu quem vai dizer o que você deve fazer. Apenas vou dividir o meu pensamento sobre carreira profissional.

Busque o que você gosta de verdade
Eu vivia ouvindo essa frase; faça o que você gosta! Então, eu passei muito tempo 'matando' aulas, vagabundando, acordando tarde e, como diz o cantor Zeca Pagodinho; vivia deixando a vida me levar. 

Parece engraçado, mas essa verdade é a principal culpada por eu, aos 26 anos, continuar lutando por uma formação superior. A primeira (licenciatura), eu abandonei.

Diferente de mim, busque o que você gosta e que traga resultado positivo. Só não fique interpretando essa frase da forma que lhe convier. Estude, trabalhe, aprenda, dedique-se sempre ao que você gosta e, observe, que lhe traga benefícios.

Se a tua vontade é cursar jornalismo. Seguir carreira nessa área, busque ler e escrever em dobro. Jornalista precisa gostar de escrever, e muito!

Não faça um curso superior para agradar A ou B
Engraçado como ainda existam pais e mães que querem obrigar seus filhos a seguirem um caminho X. Esse nunca foi o meu problema, graças! Porém, nem todo mundo tem esse privilégio. Sendo assim, digo à você; seu sucesso profissional dependerá de uma escolha acertada. Não adianta um curso pra agradar A ou B, você tem que escolher uma faculdade que te complete e proporcione felicidade. Portanto, busque estudar aquilo que realmente te agrada, descubra se o curso que deseja tem, de fato, tudo a ver com o seu perfil.

Ouça opiniões da família, mas não sinta-se na obrigação de aceitá-las
Entenda, se você ainda é jovem demais (15 - 17), tem muita dúvida e não descobriu a área do seu interesse, é melhor aceitar a opinião da família. Aceitar opinião não é fazer o que não gosta! Se estão mandando você fazer curso A, mas você não gosta, explique aos seus familiares e busque um outro rumo.

Lembre-se
Considere opiniões de amigos e família, mas a decisão deve ser sua. Não esqueça! Acredito que o sucesso profissional está intimamente ligado à satisfação pessoal. Se o interesse é jornalismo, então vamos conhecer um pouquinho sobre essa área e ao final você fará um teste vocacional para descobrir se leva jeito pra coisa.

O bacharelado em jornalismo
Todos os cursos que tenho conhecimento tem duração de quatro anos. Menos o que eu faço, que possui 11 períodos, ou seja, 5 anos e meio. Só que eu faço Comunicação Social: Hab. em Jornalismo e Relações Públicas. Mesmo assim, o curso de jornalismo tem duração de 4 anos, o restante da minha graduação será em Relações Públicas. Opcional.

Características de quem quer entrar na área
Fundamental gostar de ler e escrever. Se você já possui essas duas, tá no rumo certo! Caso contrário, busque-as o quanto antes. Além disso, quem opta pela carreira de jornalista precisa ter uma liderança no sentido de sempre estar na sociedade com olhar crítico e de transformação.

Você acha que leva jeito pra coisa? Faça um teste online e descubra. O teste vocacional disponibilizado nessa postagem não tem validade científica, mas pode te ajudar a identificar habilidades. Se você já está cursando jornalismo, descubra se acertou na escolha.

FAZER TESTE

*O teste disponibilizado nessa postagem é do Guia do Estudante
Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: