17 de abril de 2013



Posso dizer que um blog é importante para um estudante de jornalismo, entre muitos fatores, por proporcioná-lo a oportunidade de treinar a escrita diariamente. Afinal, o blog vai ser atualizado!

Outro motivo é a possibilidade de ganhar dinheiro através de programas de afiliados. Mas, se você já é formado ou não tem interesse em treinar a escrita e nem ganhar uma grana extra, crie um blog assim mesmo e aprenda a dominar uma plataforma, seja Blogger ou Wordpress - as mais populares. Eu recomendo, crie um blog.

+ 15 modelos para currículo profissional de sucesso

Leia também:
+ O que é escalada no jornalismo
+ O que é gancho no jornalismo
+ Descubra o combustível de um profissional de sucesso

Se é para estagiar em um "portalzinho" [que podemos chamar de senzalas, risos], melhor é conhecer e entrar na blogosfera. Aqui você pode falar sobre o que gosta, fazer novas amizades e encontrar centenas de pessoas que comungam da sua ideia. Além disso, com o passar do tempo e o avanço do seu aprendizado sobre blogs, poderá tomar gosto pela coisa tornando-se um empreendedor digital.

Possibilidade de conhecer uma plataforma - Blogger ou Wordpress
Acho que todo estudante de jornalismo deve aprender sobre blogs, afinal essa é uma ferramenta importante quando o assunto é prática. Na universidade sempre tem um professor que fala sobre webjornalismo ou jornalismo online e diz que na internet o texto deve ser um hipertexto, conter áudio, vídeo, imagens, infográficos, etc. Só que às vezes, um blog pode ser o melhor lugar para se fazer esses testes. Com um blog você tem a possibilidade de praticar tudo o que aprende na universidade. Ou quase tudo!

Torna-se um laboratório de escrita
Ao criar um blog, você terá a necessidade de mantê-lo atualizado. Logo, precisará escrever textos e mais textos. Essa é a parte legal! Blog vicia. Sempre quero produzir um novo post. Tudo rende uma pauta, e isso é interessante. Depois é só pedir para um professor analisar o seu conteúdo.

Contribui para o seu perfil profissional
Sim, você pode criar um blog para divulgar seu material. Textos, matérias, artigos de opinião e muito mais. Faça de um blog, o seu portifólio.

Pode ser o teu futuro em jogo
Eis a questão. Um blog pode te render uma grana ou reconhecimento de grandes portais. Como exemplo posso citar o Papo de Homem. Esse é um site de Guilherme Valadares, criado antes mesmo dele entrar na faculdade de jornalismo. Hoje é um fenômeno. Quer mais, vamos lá! Theo Azevedo é um dos principais jornalistas do País que escreve sobre jogos. Tudo começou, mais uma vez, antes da universidade. Então, vai que o seu futuro depende da criação de um blog! É melhor começar....

Conclusão
Um blog pode ser muito mais que um passa tempo ou algo irrelevante como muitos - desprovidos do conhecimento - dizem. Acredito na importância de um blog por tudo o que já falei antes. Inclusive quero recomendar que, caso você queira criar o seu, leia o Guia de Proficiência Multimídia para Jornalistas. E não deixe de acompanhar blogueiros de sucesso. Eles têm muito pra nos ensinar.

E o que você diria sobre a importância de um blog para estudantes de jornalismo? 

Tópico: Ferramentas Foca 






Comentários: