23 de março de 2013



Conteúdo atualizado em: 


Técnicas de SEO aplicadas ao jornalismo é assunto novo pra muitos meios de comunicação. No entanto, alguns já perceberam a necessidade do uso dessas técnicas e já contam com especialistas em suas redações - Estadão e UOL são bons exemplos. O resultado é que ao agregarem ao texto jornalístico  técnicas de otimização de páginas para buscadores, no caso o Google, os sites conseguem aparecer entre os primeiros resultados de pesquisas. Mas o que são essas técnicas de SEO e como podem ser aplicadas ao jornalismo? Nessa postagem vamos nos aprofundar sobre esse assunto.



Curta a página do Ferramentas Foca no Facebook!

Entenda o que é SEO
De maneira bem simples e objetiva, SEO significa otimização de sites. Em outras palavras faz com que um texto na internet seja importante para o Google a ponto do buscador listá-lo entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

Por exemplo, experimente buscar por "jornalista rômulo maia" no buscador do Google. O resultado será parecido com a imagem abaixo; 

Observe que a entrevista com o jornalista Rômulo Maia aparece em 4º lugar. Assim, exemplificado, percebemos claramente a importância das técnicas de SEO aplicadas ao jornalismo. Mas, a coisa não é tão simples!

Você percebeu quantas vezes repetimos o jogo de palavras do título dessa postagem? Pois é, a repetição de palavras-chaves é uma das técnicas de SEO. Só que na universidade os professores "condenam" essa ação, alegando  o empobrecimento do texto. Não obstante, lembremo-nos de que assim como um texto produzido para o rádio não serve para o jornal impresso, a redação para web tem característica própria. 

Como aplicar as técnicas de SEO ao jornalismo
Esse tem sido meu principal hobby ultimamente. Nestes últimos meses tenho lido bastante - quando o tempo permite - sobre o assunto. O resultado é que tenho aplicado as dicas e aprendizagens no FerramentasFoca  e, na prática, observo o resultado positivo do uso das técnicas de SEO. 

O pouco que já aprendi foi que é preciso elaborar bons títulos para as postagens e, claro, repetir as palavras-chaves no corpo do texto. Além disso, cuidado com imagens! Elas devem ser nomeadas com palavras-chaves relacionadas ao assunto em questão.

Conclusão
Todos somos sabedores de que o jornalismo na web ainda é principiante. Assim, temos muito o que aprender e precisamos nos preparar para aceitar as mudanças necessárias para continuarmos com a nossa missão; informar com ética e, principalmente, qualidade.

Aprofunde-se sobre esse tema lendo conteúdo sobre as técnicas de SEO aplicadas ao jornalismo através do próprio material do Google ou com a cartilha de recomendações de SEO para jornalistas online

Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: