28 de março de 2013



O jornalismo requer cada vez mais um profissional eclético. Não basta um bom texto, é preciso que você desenvolva novas habilidades.

No entanto, antes de buscar conhecimentos mais específicos, faça o dever de casa. Tome gosto pela leitura, afinal é através dela que você será capaz de redigir um texto cada vez melhor. Além, claro, de buscar ouvir os mais velhos. Eles têm muito a ensinar.

Apresento a seguir um pouco da minha opinião sobre o que devemos fazer para trilharmos o caminho do sucesso profissional.

+ 15 modelos para currículo profissional de sucesso

Leia também:
+ Como recuperar página da internet fechada acidentalmente
+ Jornalista Rômulo Maia dá dicas para estudantes de jornalismo
+ Estudante Emílio Coutinho compartilha suas experiências


Precisamos desenvolver o hábito da leitura 
Eu já falei sobre isso. A leitura é indispensável pra qualquer pessoa. Nós, enquanto estudantes de jornalismo, precisamos ler até rótulo de embalagens! Caso você ainda não tenha esse costume, comece por descobrir a importância da leitura na formação do indivíduo.

Precisamos desenvolver o hábito de escrever
Você só escreve um bom texto, quando conhece o assunto. E como conhecê-lo? Lendo. Não adianta correr, é através da leitura que conseguiremos - dentre muitas coisas - redigir bons textos. Então, vamos começar! Leia e escreva tanto quanto puder. Nada de medo. Escreva, escreva, escreva. Leia, leia e leia mais um pouco! Já ouvi uma professora falar isso. Funciona, garanto.

Muita coisa mudou na minha escrita, mas ainda hoje cometo erros. Esse texto, por exemplo, deve conter vários. Mas, é errando que a gente aprende! Encontrou algum erro até aqui? Se encontrou, fique a vontade para me dizer através da caixa de comentários ao final dessa postagem. Ok!

Vamos ouvir os "mais velhos" e aprender com eles
Essa é uma das minhas qualidades. Ouvir experiências é algo fascinante! Busque ouvir pessoas que já atuam no mercado. Comece, por exemplo, lendo a entrevista que fizemos com a jornalista Letícias Pereira. Ela falou do início de sua carreira, sua paixão pelo jornalismo e deixou dicas para quem tá começando.

Entre no mercado de trabalho o quanto antes
Acredito cegamente que o aprendizado de jornalismo é metade teoria e metade prática. Talvez nem seja metade teoria, seja menos. Tenho minhas razões para pensar assim, mas você não precisa aceitar. Buscar entrar no mercado de trabalho logo no início do curso de jornalismo vai te proporcionar vivenciar como é o trabalho de apuração e edição de uma notícia. No entanto, tenha cuidado! É algo arriscado. Porém, necessário. Vá fundo e busque estagiar o quanto antes.

Redes sociais podem ser profissionais, só depende de você!
Não faz muito tempo que abordei sobre esse tema. Como estudantes de jornalismo, precisamos adotar uma nova postura nas redes sociais. Elas podem ser uma ferramenta de ascensão profissional. Boa sorte!

Aprenda sobre novas mídias
Meus amigos, sejamos sinceros, aprender sobre novas mídias é importante! Marketing digital, plataformas de blogs, Google Analytcs e outros termos devem chamar nossa atenção. Vamos conhecer um pouco, pelo menos básico, sobre photoshop, plataformas Wordpress e Blogger, além de escrita correta para web. Além disso, um assunto novo é o SEO aplicado ao jornalismo.

Saiba utilizar programas de edição de áudio e vídeo
Interessante que saibamos o básico sobre edição de áudio e vídeo. Imaginou você ocupando alguém só pra tirar um erro de uma gravação que você fez? Pois é, isso é algo simples, mas muita gente não sabe. O pouco que tenho de experiência profissional já me proporcionou aprender esse básico, mas pretendo ir além. E você deve fazer o mesmo! Assim, vamos aprender sobre edição de áudio e vídeo.

Crie um blog 
Talvez você esteja se perguntando sobre o porquê de criar um blog. Respondo; você irá treinar sua escrita. É um ótimo recurso para começar a escrever sobre o que você gosta. O Ferramentas Foca, por exemplo, foi criado com o intuito de ajudar aqueles que estão começando o curso de jornalismo. Escrevo sobre coisas que já aprendi e coisas que aprendo apenas para redigir um novo post. Pra quem tá avançado no curso é tudo fichinha, por enquanto. Mas a ideia é que o conteúdo vá evoluindo com o passar do tempo.

Então, criar um blog pode ser interessante pra você!

Nunca deixe a leitura de lado
Quando você achar que não precisa mais de leitura, morra (risos). É complicado viver sem leitura!

Nunca deixe de escrever
Escrever é uma atividade que devemos desenvolver até os dedos não aguentarem mais. Então, continue lendo e escrevendo.

Conclusão 
Certa vez ouvi um intelectual dizer que precisamos ser mestres no básico antes de nos tornarmos doutores, mas tem gente que quer fazer o inverso. Paciência! Eu sou do grupo que quer ficar fera nas "besteirinhas" pra poder avançar rumo as "besteironas" [risos]. Afinal, melhor do que comprar um novo livro é ler o velho.

Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: