Existem vários serviços do Google que fazem o maior sucesso entre os internautas. Todos nós, por exemplo, utilizamos o buscador do Google na hora de fazer uma pesquisa. É esse "pai da resposta" que nos tira do aperreio de vez em quando! Também é comum que muita gente tenha uma conta do gmail. Afinal, depois do surgimento do correio eletrônico tudo parece mais rápido e prático. 

Porém, o Google nos oferece muito mais do que isso. Nessa postagem vamos apresentar 5 serviços do Google indispensáveis, principalmente, para estudantes de jornalismo. 
Serviços do Google são verdadeiras fontes de conhecimento

Curta a página do Ferramentas Foca no Facebook!

1 - Google Notícias
Esse é um serviço espetacular. Simples e de fácil acesso, o Google Notícias reúne os últimos acontecimentos. Você pode configurá-lo como quiser.

Aprenda a usar o Google Notícias - O Google Notícias é muito fácil de ser utilizado e de uma praticidade absurda. Sou fã desse serviço do Google e recomendo. 


Barra de menus do Google Chrome - Clique em notícias e pronto, fique atualizado rapidamente.
Logo que você clica em notícias, você será redirecionado ao serviço Google Notícias. Veja;
Página do Google Notícias
A numeração é por minha conta. 
01) Categorias. Você pode selecionar quais as notícias devem ser listadas. 02) Local das notícias. Na imagem está selecionado Brasil, mas você pode mudar para, por exemplo, Austrália, Chile, etc. 
03) Estilo da listagem. Na imagem acima temos uma listagem com título e resumo (Moderno). Porém, você tem mais três opções de visualização das notícias; Manchete, Compacta e Clássico. Veja exemplo;
Google Notícias / Visualização Manchete
Barra de personalização do Google Notícias
Percebeu o quanto o Google Notícias é interessante! Além de todas essas opções de visualização, ainda é possível personalizar.

Ao clicar no botão "catraca", imagem 05, você terá acesso ao menu de configurações. Nele é possível definir a frequência das notícias, selecionar por palavras chaves - imagem 06 - ou inserir novas fontes - imagem 07, como por exemplo, sites de sua preferência.

Diante de todos esses recursos fica claro a importância do Google Notícias. 

Agora vamos conhecer o Google Docs!

2 - Google Docs
O serviço Google Docs é muito interessante pelo fato de que é possível fazer trabalhos em grupo sem sair de casa. Através do Google Docs você pode compartilhar com uma segunda pessoa um aquivo e ambos podem editá-lo online. Você ver a edição do seu colega em tempo real!

Vantagens do Google Docs - Entre os muitos pontos positivos desse serviço do Google, estão as possibilidades de;
  • Convidar outras pessoas para colaborar com você em um documento, disponibilizando o acesso de edição, comentário ou visualização.
  • Colaborar on-line em tempo real e bater papo com outros colaboradores.
Como utilizar o Google Docs - Esse é um serviço do Google que para ser utilizado será preciso fazer o download do Google Drive. Os detalhes sobre a utilização dessa ferramenta fica como tarefa pra casa. Boa sorte!

3 - Google Books
Através do Google Books você tem acesso a milhares de livros, embora não sejam na íntegra. Porém é possível tirar um grande proveito dessa ferramenta. Afinal, o que a gente faz muito é ler pedaços de texto na universidade (risos). Então, ler livros faltando algumas páginas é fichinha pra maioria dos estudantes.
Google Notícias - Página inicial do serviço 
Como utilizar o Google Books - Esse serviço do Google é muito simples de ser utilizado. Escolha a palavra e coloque na caixa de pesquisa, Pronto. Depois de clicar em pesquisar livros você terá acesso a milhares de livros sobre o assunto desejado. Veja um exemplo de busca que fiz com a palavra jornalismo;
Google Books - Resultado de pesquisa com a palavra jornalismo
Agora vamos conhecer o Google Alertas!

4 - Google Alertas
Que tal receber na sua caixa de e-mail tudo relacionado ao seu gosto, por exemplo,  de música, notícias sobre estágio, vagas de emprego e muito mais? Com o Google Alertas você filtra o conteúdo e recebe avisos sempre que tem algo novo na internet sobre o assunto especificado por você.


Google Alertas - Página principal
Esse serviço do Google é um absurdo de bacana! No cadastro do alerta você escolhe a palavra desejada, tipo de resultado (vídeo, blog, livro ou tudo), frequência do resultado (uma vez por dia, uma vez por semana ou quando disponível) e se quer receber todos os resultados ou apenas os melhores. Espetacular! Comece a utilizar esse serviço imediatamente.


Leia também:

5 - Google Acadêmico
O Google Acadêmico, por incrível que pareça, não é tão conhecido. Mas, a partir desse tutorial, espero que ele faça parte do seu grupo de favoritos. Esse serviço do Google é muito importante quando precisamos fazer trabalhos da universidade.


Google Acadêmico - Uma mão na roda para os seus trabalhos da universidade
Segundo as próprias palavras do Google, com esse serviço "você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas".

Através do Google Acadêmico você pode filtrar a sua pesquisa. Veja imagem ao lado. É possível escolher o período da pesquisa, a relevância pode ser definida por data e você pode escolher se a pesquisa deve incluir patentes e citações.

Indiscutivelmente esse é um serviço do Google muito importante.






Conclusão sobre os 5 serviços 
Esses 5 serviços do Google indicados para estudantes de jornalismo são ótimos e, sem sombra de dúvidas, auxiliadores. Há algum tempo tenho utilizado-os e recomendo por experiência própria. No entanto, a utilização desses serviços do Google só é possível se você tiver uma conta do Google - o que pode ser resolvido rapidamente com a criação, por exemplo, de uma conta do gmail. Além disso, tenha internet [risos]. 


Agora é com você! O que achou desses serviços? Conhece outros que podem nos ajudar? Deixe seu comentário abaixo.

Tópico: Ferramentas Foca







Comentários: