30 de março de 2013



Uma boa redação jornalística é algo que todo estudante da área deve buscar durante os quatro anos de faculdade, ou pela vida toda. Porém, alguns acadêmicos acreditam que dicas de professores, técnicas de redação ou uma boa gramática são suficientes para que possam redigir um bom texto jornalístico. Enganam-se!

Além disso, se você tem problema sério com grafia, concordância verbal e nominal, estrutura de frases, etc... a universidade não vai ensinar. É melhor procurar uma vaga em um cursinho de português.

Escrever vai muito além de aprender técnicas e regras. Nenhuma técnica de redação, dica ou gramática será capaz de resolver o nosso problema com a escrita, se não tivermos dois hábitos de suma importância: ler e escrever. Portanto, o segredo para escrevermos cada vez melhor é leitura e prática.

+ 15 modelos para currículo profissional de sucesso


A importância da leitura
A leitura é fundamental para quem busca escrever bem. Lembre-se que ninguém escreve sobre aquilo que não sabe. No nosso caso, estudantes de jornalismo, não adiantam técnicas de redação jornalísticas e estilo se não temos conhecimento do fato para redigir a matéria.

A leitura, em seus diversos formatos, ajudará na hora de redigir um bom texto.

Escreva um texto todo dia
Como é que a gente aprende a andar de bicicleta? Praticando, mesmo que venhamos a cair. Escrever não é diferente! Vamos praticar, mesmo que venhamos a errar. A cada erro vem um aprendizado.

Não tem desculpa, a leitura e prática da escrita são fatores primordiais pra quem busca escrever um bom texto, seja ele jornalístico ou não.

Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: