2 de janeiro de 2013



O sucesso de um jornalista iniciante, também conhecido como foca, depende de algumas atitudes e ações pessoais que o impulsionam rumo ao estrelato [risos]. Brincadeiras à parte, segundo o jornalista Roberto Quaresma - o estudante de jornalismo deve buscar a polivalência.

A jornalista Letícia Pereira, em entrevista ao ferramentasfoca.com, também contribuiu e disse que "precisamos conhecer as pessoas que estão no mercado, o que elas fazem, como elas fazem e, claro, fazer com que elas conheçam a gente".

Leia também:
+ 15 modelos para currículo profissional de sucesso
+ Qual o combustível de um profissional de sucesso
+ Qual a importância de um blog pra estudantes de jornalismo
+ Você tem buscado nota aprovativa ou conhecimento

No entanto, além dessas dicas, eu elenquei 4 atitudes bem simples e que precisamos desenvolvê-las

Primeira - Desenvolva uma boa comunicação
Primeiramente é importante deixar claro que o desenvolvimento profissional de qualquer pessoa está diretamente relacionado à boa comunicação. Reinaldo Polito, Mestre em Ciências da Comunicação, orienta que “todo projeto de desenvolvimento pessoal sempre deve incluir a boa comunicação”.

A boa comunicação é aquela que nos traz bons resultados. Então, se você não consegue ser ouvido ou nada parece acontecer, reveja sua forma de se comunicar.

Segunda - Mantenha-se atualizado
Atualize-se, sempre. Aprenda, no mínimo, o básico sobre photoshop, plataformas digitais, e outras coisas sobre jornalismo digital. Nesse sentido, recomendo que você busque fazer alguns cursos online que possam contribuir com sua formação.

Quando indico "faça cursos online", é por experiência própria. Uma vez participei de uma seleção na qual teria ganhado 2 pontos na prova de títulos se tivesse participado de um curso de aperfeiçoamento na modalidade EAD. Infelizmente, nunca havia feito.

O fato é que já não basta ser formado em jornalismo. O importante já não é apenas um bom texto, é preciso desenvolver novas habilidades. 

Terceira - Conheça as novas TICs
Essa dica tem tudo haver com a segunda. Diante do avanço e surgimento de novas mídias, o foca precisa estar afinado. Sim, conheça cada uma delas. Aprenda a usar Twitter, Facebook, GooglePlus e outras redes sociais de forma que lhe tragam benefícios e não destrua sua imagem.

Segundo Leide Franco, em artigo publicado no Midia8, o foca de hoje "tem que ser um autodidata aberto para inovações que chegam desafiando o profissional de comunicação. O foca precisa estar afinado e atento com as novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs), que envelhecem muito rápido.

É indispensável saber usar as ferramentas disponíveis no mercado, principalmente as que se aplicam às mídias digitais. Dominar os processos de desenvolvimento da informação e as plataformas nas quais ela será inserida, torna o profissional de comunicação em alguém que pode se destacar e ser bem visto no mercado que só se expande".

Quarta - Regra de ouro do jornalista
"Não é preciso saber tudo, mas é de suma importância conhecer de tudo um pouco" afirma Leide Franco.

Agora é com você, diga o que um jornalista iniciante deve fazer para ter sucesso profissional. Deixe sua opinião!

Tópico: Ferramentas Foca






Comentários: